Os jalecos em tecido 100% algodão garantem extremo conforto ao longo do dia e boa respirabilidade à pele que só um tecido em fibra natural pode proporcionar. O tecido é uma excelente opção para a confecção de jalecos masculinos e femininos e pode ser usado por todas as especialidades.
Por isso, médicos e médicas devem utilizar calças que cobram toda a perna. Além disso, o sapato deve estar sempre fechado, não podendo, inclusive, utilizarem acessórios, como brincos, colares, relógios e acessórios. O uso de um jaleco por cima de sua roupa é exigido em muitos hospitais, porém não é uma regra rígida.
Algumas especialidades mais do que outras adotaram essa moda, como por exemplo os dentistas que fazem estética e usam aquele jaleco preto impecável, ou de cores escuras como azul marinho e cinza.
O receio das pessoas é de que os jalecos podem levar contaminação externa para o ambiente hospitalar. Entretanto, o risco, de fato, é o contrário”, diz. O jaleco médico – indicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como equipamento de proteção individual – pode ser fonte de contaminação.
O manual de biossegurança laboratorial da OMS sustenta que o uso do jaleco somente no espaço de trabalho dificulta a contaminação por microrganismos infectantes dentro e fora do local de trabalho..
Tem a função de proteger a pele e as roupas do profissional nas diversas atividades laboratoriais (coleta de amostras, manuseio de material biológico ou químico), e no contato com as superfícies, objetos e equipamentos do laboratório que podem estar contaminados.
“É um uso promíscuo de um instrumento que deveria proteger o profissional e o doente,” afirma Jorge Timenetsky, do Departamento de Microbiologia da USP. O jaleco pode trazer da rua bactérias perigosas para pacientes mais frágeis, como crianças, idosos e recém-operados.
O jaleco branco é considerado o uniforme dos profissionais da enfermagem e cuidadores, uma vez que é visto pelos colegas como um símbolo de respeito e está diretamente ligado à ideia de higiene e limpeza no ambiente clínico e hospitalar.
A partir do final do século XIX, o uso de roupas brancas e limpas viraram norma em hospitais. Essa tradição do branco pode ser explicada se pensarmos que muitas doenças são ocasionadas pela falta de assepsia. Mas nas salas de cirurgia, os cirurgiões, anestesistas e os auxiliares usam roupa azul ou verde.
Para que serve aquela faixa da parte de trás do jaleco? ... O pipoqueiro, o professor, o dentista e o médico usam o jaleco pelo mesmo motivo: proteger a roupa que está usando dos produtos com os quais trabalha. Seu uso é amplo, mas quem inaugurou a moda foram os médicos.
Portanto, o efeito de avental branco, que é definido como a diferença de pressão entre a medida dentro e fora do consultório, deve ser encarado como fenômeno comum. Quando os valores de MAPA ou MRPA encontram-se dentro da faixa de normalidade, define-se o diagnóstico de hipertensão do avental branco5.
O tecido Oxford, durante muito tempo, foi o mais utilizado para confecção de jaleco dentre outros uniformes. Ele é um tecido sintético 100% poliéster, o que o torna mais resistente a amassados e com baixa taxa de encolhimento. É também um tecido razoavelmente leve e com alta durabilidade.
O jaleco surgiu no final da Idade Média para proteger os médicos europeus da peste bubônica ou peste negra, foi uma doença causada pela bactéria Yersinia Pestis, sendo responsável por atingir um terço da população europeia no século XIV.
A síndrome do jaleco branco é um tipo de transtorno psicológico em que a pessoa apresenta um aumento da pressão arterial no momento da consulta médica, porém sua pressão é normal em outros ambientes.
substantivo masculino Espécie de jaqueta usada por médicos etc., para a proteção da roupa durante o trabalho.
A Cerimônia do Jaleco é uma celebração tradicional que acontece em diversas universidades pelo Brasil e em outros países. Ela tem como intuito ensinar os calouros a como utilizar o EPI da maneira correta.
De 4 a 15 de Setembro ocorrerão as Cerimônias do Jaleco dos cursos do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde-CCBS. Uma cerimônia que marca a trajetória acadêmica do aluno da saúde, em que, a partir deste momento, eles farão uso de uma vestimentaque sem dúvida é um importante simbolo da profissão escolhida!
A atividade é voltada para alunos nos períodos iniciais de Educação Física, Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e Psicologia. O jaleco, além de um instrumento de trabalho, é visto como um símbolo do profissional de saúde.
- O uso de roupa branca ou jaleco branco - símbolo universal das profissões de saúde. O uso do jaleco branco é um costume relativamente recente na história da Saúde. Originalmente, os jalecos usados nos laboratórios eram de cor bege. Quando foram adotados pela profissões de saúde, preferiu-se a cor branca.
1. [ Vestuário ] Peça de roupa que consiste num resguardo de tecido ou de pele, com ou sem peitilho, que se amarra à cintura e que serve para proteger a roupa enquanto se desempenham determinadas tarefas, domésticas ou profissionais.
Jalecos Masculinos a Partir de R$39,90 - Frete Grátis* | BRANCURA.