Na Igreja Católica, o batismo representa o primeiros dos sete sacramentos e é considerado um rito de passagem. Ao receber tal benção, a criança inicia a sua fé e sua vida cristã, tornando-se um filho de Deus, um discípulo de Cristo, um membro da Igreja e abrindo seu caminho para a salvação.
Muitas vezes a pessoa vai caminhando na igreja, frequentando os cultos, vemos até algum traço de mudança na vida delas, uma demonstração de fé, mas logo assim que se batizam elas simplesmente somem da igreja. Algumas continuam frequentando por algum tempo depois do batismo nas águas, mas de fato não continuam seguindo.
A expressão "batismo nas águas" remete para o ato de uma pessoa declarar publicamente a sua fé em Jesus, indicando a sua vontade de ser obediente a Deus durante a sua vida.
As melhores dicas para elaborar um curso de batismo
Você deve fazer uma auto-análise de si. Conhecer a si mesmo é uma forma de saber se está pronto para assumir seu compromisso com Deus, pois o batismo também é uma forma de proclamar o nome de Deus e de aceitar Jesus literalmente como seu único salvador.
Os pais passam a criança para os braços dos padrinhos. Enquanto eles a seguram, o celebrante pronuncia solenemente a Fórmula Batismal: “(Nome da criança), eu batizo você em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”, e derrama água sobre a cabeça do pequeno, geralmente três vezes.
Alguns exemplos de perguntas são: Você acredita que Jesus é o filho de Deus? Crê que Ele morreu e ressuscitou? Você O aceita como seu Senhor e Salvador? Após cada pergunta, a pessoa diz “Sim”.
Não há lugar específico para o batismo. Em nosso templo temos um batistério, mas também batizamos em rios, piscinas, e onde houver água suficiente para a imersão… Além da água, é necessário alguém que ministre o batismo ao novo-convertido, uma vez que não existe auto-batismo na Bíblia.
Respondendo a sua pergunta, sim, qualquer pessoa pode batizar outra, porque não é quem batiza ou quem é batizado que importa, mas o batismo em si e em nome de quem, com com que autoridade, isso é feito. ... Mas a Palavra de Deus ensina que há um só batismo.
As pessoas designadas por Cristo para administrar esta ordenança, segundo a Escritura, são os discípulos que pregam. Em nenhum lugar está associado com certa igreja, oficial ou pessoa extraordinariamente estabelecida.
Os documentos exigidos para preparar o batismo são:
16 Porque aDeus bamou o mundo de tal maneira, que deu o seu Filho cUnigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 17 Porque Deus aenviou o seu Filho ao mundo, não para que bcondenasse o mundo, mas para que o mundo fosse csalvo por ele.
Aquele que crê no Filho tem a vida eterna. Aquele, porém, que se recusa a crer no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele” (Jo 3,35-36).
Comumente conhecido como lugar para o qual, de acordo com a doutrina católica, vão as crianças que morrem sem ser batizadas, o limbo não é um dogma, ou seja, não é um ponto sobre o qual não cabe discussão na igreja.
Quem tem o Filho, tem a vida; quem não tem o Filho de Deus, não tem a vida. Escrevi-lhes estas coisas, a vocês que crêem no nome do Filho de Deus, para que vocês saibam que têm a vida eterna” (1 João 5.