A agricultura surgiu no período neolítico por meio do estabelecimento das populações humanas nas margens dos rios e pela "domesticação" de espécies vegetais "selvagens", como o trigo.
A princípio, a prática da agricultura surgiu cerca de 12 mil anos atrás durante o período neolítico, sendo um dos processos constitutivos das primeiras civilizações. Nesse sentido, ela foi desenvolvida de forma gradual, sendo que a plantação de cereais e tubérculos foram as primeiras formas de cultivo.
A prática da agricultura possibilitou o plantio e a colheita de sementes. Isso influenciou na produção de peças feitas de argila para armazenar essa produção.
A descoberta da agricultura marca o fim do paleolítico e o início do neolítico, sendo um acontecimento que teve e tem uma importância essencial para o aparecimento e continuidade de civilizações. ... Até o início do neolítico, todas as populações humanas nas diferentes partes do mundo eram caçadoras e coletoras.
A agricultura familiar é de suma importância para assegurar a segurança alimentar e nutricional da população brasileira, uma vez que é responsável por 70% dos alimentos consumidos no país.