O gametófito masculino é o tubo polínico responsável por formar os gametas masculinos. O gametófito feminino é o saco embrionário que está contido no interior do óvulo responsável pela formação dos arquegônios rudimentares e gametas femininos.
Ciclo Haplodiplobionte: Também conhecido como Alternância de gerações, é o ciclo onde há um adulto diplóide (2n) e um adulto haplóide (n). O adulto diplóide (2n) produz esporos (n) por meiose, por isso o chamamos de esporófito (produtor de esporos).
Biologia - Na reprodução sexuada dos vegetais ocorre a alternância entre dois tipos de gerações; uma haploide (n) e outra diploide (2n) . Por este motivo o ciclo reprodutivo é chamado de haplodiplobionte. a) A geração haploide corresponde ao gametófito e produz gametas através da mitose.
O esporófito tem como função principal a produção de esporos, estruturas haplóides que são consideradas células reprodutivas e que, a partir delas, é possível formar o gametófito, outra estrutura presente nos indivíduos com alternância de gerações, que é responsável pela produção de gametas (estruturas haplóides).
Dizer que uma planta é traqueófita significa dizer que ela tem vasos condutores, ou tecidos condutores, que são a mesma coisa.
As briófitas são plantas que geralmente apresentam pequeno porte e destacam-se pela ausência de vasos condutores, sendo, portanto avasculares. As briófitas são plantas que apresentam como uma de suas principais características a ausência de vasos condutores de seiva, ou seja, são plantas chamadas de avasculares.
A planta briófita é aquela que apresenta um baixo porte, já que não possui vasos condutores de seiva. Ademais, elas necessitam de água para a sua reprodução por crescerem em solos úmidos. Por fim, é de suma importância citar que sua fase duradoura é o gametófito e o esporófito é a fase passageira.