Aí é o seguinte: coloque duas folhas de papel-toalha em um prato. Distribua as ervas e cubra com mais papel-toalha. Elas têm que ir para o microondas em potência média por 30 segundos. Dê uma olhadinha e rode mais 30 segundos e assim por diante, até desidratarem.
Buds armazenados em pode de vidro hermético. Para armazenar buds expostos à luz, é melhor usar um vidro opaco. A nossa dica aqui é escolher um potinho com tampa hermética! Quanto menos ar, melhor para a conservação dos canabinóides.
Afinal, como guardar prensado?
A melhor forma de guardar a sua erva é sempre em potes de vidro, silicone ou em potes metálicos que tenha vedação. Embalagens a vácuo também são uma opção.
A dica é intercalar uma camada de papel toalha com uma de verdura, garantindo que toda a umidade seja absorvida. Coloque as verduras intercaladas com papel toalha em potes de plástico ou vidro esterilizados e tampe-os. Para as folhas maiores, como a couve, guarde em sacos plásticos esterilizados.
A toalha de algodão umedecida é o melhor truque para conservar alface fresca e crocante, pois ela mantém a umidade ao mesmo tempo que permite a troca de ar dentro da geladeira.
Como conservar hortelã por mais tempo!
Vale congelar as folhas inteiras no saquinho bem fechado, para usar na infusão ou dar aquele toque aos cozidos. Você também pode colocar nas formas de gelo com água e garantir a hortelã do drinque, ou gelo elegante da água aromatizada.
5. Temperos. Folhas de manjericão, hortelã, salsinha, cebolinha e outros temperos podem ficar no freezer por até 3 meses. Para isso, o ideal é que eles sejam picados e armazenados em potes devidamente tampados.
Em potes, coloque as ervas (bem secas), cubra com papel-toalha, tampe e armazene no freezer com a tampa virada para baixo. Em forminhas de gelo, coloque as ervas picadas e cubra com água. Leve para congelar.
1 - lavar, secar e envolver as ervas em papel-toalha úmido. Colocar em plásticos, fazer um balão para não amassar as folhas e manter longe das paredes para não queimar as folhas com ar frio da geladeira. Este truque é especialmente bom para salsinha.
A sálvia cresce bem em vasos grandes, com um pouco de fertilizante. Mas não suporta geada, precisa de muita água e de, pelo menos, duas horas de luz solar indireta. Folhas frescas devem ser guardadas em saco plástico na geladeira. Folhas moídas ou secas devem ficar em um vidro fechado em lugar escuro.
Ervas secas podem ser armazenadas na despensa em recipientes bem vedados por vários meses. Frascos e potes de palmito são perfeitos para armazenar uma grande quantidade de ervas secas. A luz pode fazer com que as ervas percam o sabor e a cor rapidamente, então é melhor armazená-las em um pote marrom ou de metal.
Quando guardadas de maneira correta, as ervas e especiarias secas podem durar até dois ou três anos, asseguram os especialistas. Mas, o bom senso recomenda que se faça uma faxina no armário pelo menos uma vez a cada ano. Antes disso, o controle de qualidade é caseiro. Antes de usar, cheire, observe a cor e experimente.
Também dá para guardar as ervas em saquinhos plásticos grandes. Use a mesma técnica do papel-toalha úmido e faça um balão com o saco antes de fechar bem (torças as pontas e amarre uma na outra). O saco com ar dentro impede que as ervas fiquem amassadas.
Guarde em uma gaveta ou armário fechado. Além disso, deixe-os longe do fogão, o calor prejudica a coloração e o aroma. Dica 5: use potes de vidro individuais para guardar os temperos e lembre-se de colocar a data de validade da embalagem no pote.