Então o importante é estar bem, descansado, ter se alimentado e procurar ser você mesmo em todo o processo de seleção e claro o mais importante estar preparado... essa é a melhor forma de passar em qualquer processo seletivo.
O teste psicológico é a avaliação conduzida por psicólogos, os quais procuram identificar tendências de personalidade e de comportamento nas pessoas. E pode ser realizados durante a seleção de candidatos a uma vaga, pois permite identificar se a pessoa tem condições de exercer determinada tarefa ou ocupar um cargo.
Os 7 principais tipos de testes psicológicos
Quais são os principais tipos de teste psicológico no recrutamento?
Um exemplo de teste para entrevista de emprego que foca em conhecimentos específicos é:
Testes psicológicos são procedimentos sistemáticos de observação e registro de amostras de comportamentos e respostas de indivíduos com o objetivo de descrever e/ou mensurar características e processos psicológicos, compreendidos tradicionalmente nas áreas emoção, afeto, cognição, inteligência, motivação, personalidade ...
Os testes psicológicos permitem verificar se o candidato possui determinadas aptidões essenciais para ocupar a vaga, como por exemplo, atuar sob pressão, ou em um cargo que exige concentração extrema.
Buck (2003), define o H.T.P, como um teste projetivo que serve para obter informações de como uma pessoa experiência a sua individualidade em relação ao ambiente do lar e em relação a outras pessoas. É um instrumento sistematizado, que tem várias respostas.
Um psicodiagnóstico completo e corretamente administrado, na visão de ARZENO (1995), permite estimar o prognóstico do caso e a estratégia e/ou abordagem terapêutica mais adequada para ajudar o cliente.
A forma mais utilizada e também fiel e eficaz para descobrir o perfil comportamental é através de um teste de personalidade. Por meio dele é possível traçar as características de um perfil como os pontos fortes, fracos, talentos, tipo de comunicação, como gosta de trabalhar, etc.
Baseado em Wechsler (1999), pode-se distinguir quatro etapas da avaliação psicológica dentro do processo seletivo: seleção de instrumentos (ou planejamento); aplicação; correção e interpretação dos resultados; relato e devolução dos resultados.