Causas. A púrpura ocorre quando pequenos vasos sanguíneos se juntam ou vazam embaixo da pele, e existem muitas causas possíveis para a enfermidade, as razões que levam à sua ocorrência dependem muito do tipo do problema. Por exemplo, a púrpura não-trombocitopênica pode surgir por meio de: - Amiloidose.
A principal indicação da esplenectomia é quando há algum dano ou rompimento do braço, no entanto, essa cirurgia pode também ser recomendada em casos de doenças no sangue, alguns tipos de câncer ou devido à presença de cistos ou tumores não malignos.
A dor no baço pode acontecer quando esse órgão sofre algum tipo de lesão ou quando aumenta muito de tamanho, podendo a dor ser percebida ao tossir ou mesmo ao toque. Nessas situações, além da dor, é possível também observar alterações no exame de sangue.
Funções do baço Produzir linfócitos e plasmócitos que sintetizam anticorpos. Realizar reserva de sangue, para o caso de hemorragia intensa. O órgão pode armazenar até 250 ml de sangue. Remover as hemácias danificadas ou envelhecidas.
O baço aumentado (doente) é um dos principais sintomas da doença.
O baço é um pequeno órgão que está localizado na parte superior esquerda do abdômen e que é muito importante para filtrar o sangue e remover os glóbulos vermelhos lesionados, assim como produzir e armazenar células brancas para o sistema imune.
No entanto, a dor nas costelas também pode ser sinal de um problema respiratório e, nos casos mais graves, pode indicar câncer ou até infarto. Assim, sempre que a dor é muito intensa ou demora mais de 2 dias para aliviar, é aconselhado ir no clínico geral para identificar a causa e iniciar o tratamento mais adequado.