A arte inca foi um modelo de arte organizado, luxuoso e sofisticado que existiu junto a civilização inca no período 3000 a.C. e 1500 d.C. Os objetos produzidos pelos incas eram precisos, com técnicas detalhistas e bastante coloridos. A presença do ouro e da cerâmica também era característico.
A principal característica da arquitetura inca é a forma trapezoidal de suas aberturas e também o aspecto de construções maciças e com linhas horizontais o que gera a sensação de uma construção majestosa, porém pesada que nem as falsas janelas, ou nichos alinhados conseguiram anular.
Arquitetura Inca - História da Arquitetura Inca Os Incas possuíam uma organização econômico social bastante complexa. A ela se vinculava uma arte monumental, que merece ser conhecida especialmente pela capacidade que tiveram de superar as dificuldades impostas pelo relevo.
Uma característica marcante da arquitetura Inca é o uso de portas, janelas e nichos trapezoidais, alguns dos quais tinham ombreiras duplas.
Em Sacsayhuaman, como em outras fortalezas e construções incas, o que se destacou foi o corte das pedras utilizadas nos muros. São imensos blocos de pedras, cortados perfeitamente e encaixados com exímia precisão.
b) Com o "dever de civilizar" o autor quer dizer que os europeus deveriam dominar os povos "inferiores", combater a sua cultura e lhes "ensinar" a agir de acordo com o modo europeu, que seria, na opinião deles, superior.
As principais construções eram muralhas, terraços agrícolas, as estradas que ligavam todo império, entre outras. Eram feitas por grandes blocos de pedram, que pesam toneladas e se encaixavam.
Os Incas se estabeleceram no topo das montanhas por razões econômicas, culturais e militares. ... No aspecto militar, o topo da montanha era mais fácil de defender que qualquer outro território, dando superioridade tática aos incas.
As terras incas eram unificadas por meio de uma rede de estradas talhadas nas encostas das montanhas, percorridas por caravanas de lhamas e pelos mensageiros do imperador. A. construção das estradas era assegurada pela Mita.
Eles plantavam em degraus ( terraços) nas montanhas, usando já a tecnica de curvas de nível, também utilizavam as lhamas para o transporte dos materiais. E usavam varas afiadas e arados para revolver o solo.
A conquista do Império Inca pelos espanhóis foi resultado da expedição liderada por Francisco Pizarro, que se aproveitou da divisão desse povo pela guerra civil para dominá-lo. ... Assim como os povos astecas, os incas foram dominados a partir da chegada dos espanhóis.
a) os incas eram governados por um rei, que tinha como função principal comandar o exército; daí receber o título de “senhor dos guerreiros”, comprometendo-se a ser responsável com os deuses e seu povo.
A civilização deles surgiu mais ao norte do México. Enquanto seus “vizinhos” maias entravam em decadência, os astecas começaram a crescer por volta do século 12. ... Resultado: assim como fizeram com os astecas, os espanhóis derrotaram rapidamente o império inca. Levou só três anos, de 1532 a 1535.
Os homens de Tupac Amaru II foram derrotados em 6 de abril de 1781. O líder foi traído pelo criollo Francisco Santa Cruz, que informou seu paradeiro e da família. Assim, no dia 18 de maio daquele nano, o líder assistiu à execução de sua família e, em seguida, foi assassinado.
Tupac Amaru II conduziu a maior rebelião anticolonial da América no século XVIII - a chamada Grande Rebelião -, que teve lugar no Vice-reino do Rio da Prata e no Vice-reino do Peru, iniciada em 4 de novembro de 1780, com a captura e posterior execução do corregedor Antonio de Arriaga.
Inspirado por essas idéias, Condorcanqui mudou seu nome para Túpac Amaru II e organizou um movimento emancipacionista que contou com o apoio da elite criolla. A rebelião começou em 1780, com a execução de um dos chefes espanhóis da administração colonial.
Resposta: As ideias de liberdade e luta por igualdade de direitos contribuíram para que Tupac Amaru projetasse uma rebelião contra a metrópole espanhola, organizando assim uma insurreição indígena no Peru, contando também com apoio da elite de criollos (colonos residentes no local) e dos mestiços desse país.
Tupac Amaru, ou Tupac Amaru II, foi um líder indígena do Peru que comandou uma insurreição contra a metrópole espanhola em 1780. ... Geralmente, o líder local, denominado curaca, era responsável por estabelecer um contrato com o colonizador que garantia a oferta de mão de obra em troca do recebimento de parte dos impostos.
Túpac Amaru II chamava-se José Gabriel Condorcánqui Nogueira, sendo que ele liderou os descendentes de astecas e vários outros povos oprimidos da região. Os espanhóis agiram rapidamente, capturando e sentenciando Túpac à morte.
Túpac Amaru II, nascido José Gabriel Condorcanqui Noguera, foi um líder indígena peruano. Tupac Amaru II conduziu a maior rebelião anticolonial da América no século XVIII.