Existem alguns sinais de que o conector DC Jack do seu notebook está apresentando defeito, como por exemplo:
O conector DC Jack, também conhecido como DC Power Jack, serve para intermediar a alimentação de energia entre a fonte (carregador) e o laptop. A superfície que possui a entrada do DC Jack é onde o cabo de alimentação portátil se conecta.
Como saber se a fonte do notebook queimou:
Realmente não tem segredo, basta colocar a ponta preta na parte metálica de fora do plug e a vermelha na parte de dentro que a tensão aparece no multímetro.
Na maioria dos casos, para consertar o plug da fonte do notebook é necessário apenas um alicate de corte, um alicate de bico fino, fita isolante e massa para modelagem, entretanto em alguns casos é preciso utilizar solda eletrônica.
O Windows 10 oferece um relatório de bateria que você pode usar para verificar a saúde da bateria do notebook. Basta você abrir o Prompt de Comando e digitar o comando powercfg /batteryreport para ele gerar um relatório da bateria. Abra o relatório no caminho indicado e vejas as informações.
Obtendo o relatório
Entretanto, os problemas mais frequentes costumam ser os de hardware. Os mais comuns são: mau contato entre a bateria e o notebook, resíduo de energia acumulado na máquina, fonte com defeito ou má qualidade dos cabos, problemas na tomada, falta de limpeza dos conectores e superaquecimento.
Você precisará de uma régua para medir as milimetragens externa e interna do plug. ATENÇÃO: Existem dois modelos de plug em que a diferença entre eles é muito pequena. É recomendável que você use uma régua com uma boa precisão.
Após medir os diâmetros do pino, veja qual é a referência do plug e verifique se existe uma espécie de “agulha” central dentro do diâmetro interno, característica que também deve ser levada em consideração quando queremos saber identificar o pino conector da fonte, para saber se determinado modelo será compatível com ...
Fonte fornece uma voltagem constante, não importando o dispositivo que ela está alimentando. Carregador fornece uma corrente constante até carregar a bateria e possui dispositivos de segurança como sensores de temperatura e temporizadores.
Uma fonte de corrente constante faz circular uma corrente por uma carga com uma intensidade que independe da sua resistência ou da tensão que ela apresenta. Assim, o processo de carga de uma bateria com uma fonte de corrente constante se faz com a mesma intensidade do início ao final.
O problema é que a maioria desses acessórios tem entrada USB-A, enquanto os celulares agora vêm com cabo USB-C. Por muitos anos, todo iPhone vinha com um cabo Lightning para USB-A, conector tradicional compatível com a maioria dos notebooks.
Instalando a fonte para carregar a bateria:
3,30 horas