ela ocorreu no século 18 a Espanha passou por um intenso processo de mudança que determinou sua história como potência colonial Neste período Espanha e Portugal até então as grandes potências da Europa vinham perdendo seu espaço para a França e Inglaterra a mineração nas colônias espanholas estavam em declínio O ...
Qual é considerado o ponto final do Império colonial espanhol? a) A morte dos reis espanhóis Isabel de Castela e Fernando de Aragão, que pôs fim à união dos reinos de Castela e Aragão.
A sociedade da América Espanhola estava dividida basicamente em: Chapetones: eram a elite colonial, controlavam a colônia e ocupavam os altos cargos administrativos. Criollos: vinham logo abaixo. Eram os filhos dos espanhóis nascidos na colônia e integravam a nobreza, sendo, ainda, grandes latifundiários.
Na base da sociedade colonial espanhola, estavam os mestiços, índios e escravos. Os primeiros realizavam atividades auxiliares na exploração colonial e, dependendo de sua condição social, exerciam as mesmas tarefas que índios e escravos. Os escravos africanos eram minoria, concentrando-se nas regiões centro-americanas.
Os interesses econômicos da elite criolla era claros: ela pretendia romper o regime de monopólio que beneficiava a Espanha e dificultava as relações comerciais, principalmente a Inglaterra. ... Porém, a crise no Império Espanhol foi causada pela mudança no cenário econômico, gerada pela Revolução Industrial.
A Independência da América Espanhola foi motivada pela insatisfação colonial com a metrópole, a desestabilização política pós-Período Napoleônico, pelas ideias iluministas, entre outras razões. Os criollos foram os principais agitadores das lutas por emancipação.
Quando nós vimos a Sociedade Colonial Espanhola, estudamos os "Criollos". Eles eram brancos, nascidos na América, que tinham propriedades rurais. ... Os Criollos exploravam o trabalho dos mestiços e dos negros, eram donos da maior parte dos meios de produção e estavam se tornando um grande perigo para a Espanha.
As principais viagens feitas por eles foram as seguintes:
Indique os motivos que levaram os portugueses a ocupar o território americano. - a posse de mais terras, o que significava mais poderio para o pequeno reino, o que, em termos de estratégia militar e política, impunha mais respeito aos demais paises, pelo menos na teoria.
Portugal foi pioneiro na expansão marítima por ter sido o primeiro Estado unificado na Europa, ter posição geográfica privilegiada, ter forte tradição marítima e contar com uma aliança entre nobreza e burguesia que permitiu ao Estado e ao setor privado investir, juntos, no projeto.