O Código Civil Napoleônico foi o primeiro código civil da França, promulgado em 21 de Março de 1804, e que garantia uma série de direitos e proteções aos cidadãos franceses. Ele garantia, por exemplo, o pleno direito à propriedade privada, assim como as proteções jurídicas aos proprietários.
O Consulado era uma nova forma de governo instaurada por Napoleão Bonaparte, após o golpe de estado de estado, ocorrido em 1799, também conhecido como Golpe do 18 de Brumário. Esse golpe de estado representava o fim da revolução francesa bem como a ascensão da burguesia.
O consulado foi um regime político que governou a França desde a queda do Diretório, com o golpe de 18 de Brumário (10 de novembro de 1799), até 18 de maio de 1804, quando se inicia a primeira fase do Império Napoleônico.
Objetivos do Congresso de Viena As prioridades do Congresso de Viena foram acabar com os vestígios da Revolução Francesa e da Era Napoleônica. A intenção era redesenhar as fronteiras da França, Península Itálica e dos estados alemães, e restaurar a família Bourbon na França, Espanha e no Reino de Nápoles.
O objetivo foi reorganizar as fronteiras europeias afim de resgatar os limites territoriais e geográficos anteriores à Revolução Francesa, sistematicamente alteradas pelas conquistas de Napoleão, e restaurar a ordem absolutista do Antigo Regime.
A reunião elegeu dois princípios básicos para a reorganização político-territorial europeia pós-Napoleão, a saber: legitimidade e equilíbrio europeu. A legitimidade afirmava que os governantes destituídos pelas guerras napoleônicas deveriam ser restaurados em seu poder.
(PUC - RIO) O Congresso de Viena, concluído em 1815, após a derrota de Napoleão Bonaparte, baseou-se em três princípios políticos fundamentais. Assinale a opção que apresenta corretamente esses princípios: a) Liberalismo, democracia e industrialismo.
Em 1815, o Congresso de Viena tentou restabelecer as hierarquias próprias do Antigo Regime por meio dos exércitos da Santa Aliança, que deveriam atuar para conter novas revoluções na Europa. ... Essas revoluções tinham como característica: a] Serem contrárias ao Antigo Regime restaurado no Congresso de Viena.
O Congresso de Viena foi uma conferência entre embaixadores das grandes potências europeias que aconteceu na capital austríaca, entre setembro de 1814 e junho de 1815, cuja intenção era a de redesenhar o mapa político do continente europeu após a derrota da França napoleônica na primavera anterior.
O Congresso de Viena foi uma reunião diplomática ocorrida entre 1814 e 1815, levada a cabo pelas nações que depuseram Napoleão. ... A Santa Aliança foi criada no Congresso de Viena para combater os movimentos revolucionários, visando impedir que se espalhassem os ideais democráticos.
A chegada da época dos caminhos de ferro comprovou o avanço da Europa como forte líder mundial no domínio da tecnologia. A industrialização propagou-se, tornando as viagens de longo curso acessíveis a todas as classes sociais. As viagens passaram a ser medidas em termos não de distância mas de tempo e velocidade.
O neocolonialismo, ou imperialismo, foi o processo de colonização e ocupação da África e da Ásia por grandes potências europeias, que se iniciou na segunda metade do século XIX e continuou até meados do século XX.
Curiosidades. Em 1884, durante a "Conferência de Berlim", várias potências europeias reuniram-se para dividir os territórios coloniais no continente africano. A Primeira Guerra Mundial foi fruto do neocolonialismo. É neste contexto que surgem os maiores conglomerados econômicos, como os trustes, cartéis e holdings.
Resposta. Resposta:A antropologia cultural se relaciona de forma diferente, a depender da época, com o neocolonialismo.
A Questão Marroquina, como ficou conhecida uma das disputas imperialistas na África, opôs França e Inglaterra à Alemanha, retirando o direito de exploração da localidade pelos alemães, conseguida na Convenção de Madri de 1880.
Pode-se afirmar que a Primeira Guerra foi produto de tensões que se formaram na Europa a partir da segunda metade do século XIX. Nesse período a propagação do nacionalismo e do imperialismo, provocou a formação dos Estados Nacionalistas por meio de processos como a Unificação Alemã e a Unificada italiana.
Resposta. Foi um dos motivos que levaram à primeira guerra mundial. A disputa entre os países mais ricos (Inglaterra, França e Alemanha) por terras na Ásia e África para exploração de suas riquezas, geraram problemas entre esses países. Cada um queria mais, para mostrar a força da nação.