Para descobrir o número do Número de Identificação do Trabalhador, basta verificar no próprio CNIS. Assim, ao entrar no portal Meu INSS, clique sobre o “Extrato Previdenciário CNIS”. Na página que é atualizada, logo em seguida, constarão dados cadastrais do contribuinte, na segunda aba, à direita.
Em conclusão, o número do Código de Endereçamento Postal (CEP), composto por 8 digitos, é o número da unidade orgânica que você deve utilizar e que cada agência do INSS possui.
Uma unidade orgânica de um estabelecimento de ensino superior é a base institucional, pedagógica e científica de uma universidade ou de um instituto politécnico, através da qual estes organizam e desenvolvem as suas actividades.
Como fazer o cadastro? Para realizar o cadastro e obter acesso ao Meu INSS, acesse acesso.gov.bre clique em “Crie sua Conta”. Você será enviado a outra página onde serão solicitados dados como CPF, nome completo, telefone celular e e-mail.
É um banco de dados do governo federal criado em 1989 que armazena informações trabalhistas e previdenciárias dos trabalhadores brasileiros. O CNIS contém dados dos vínculos empregatícios desde 1976, as remunerações mensais a partir de 1990 e os recolhimentos dos contribuintes individuais desde 1979.
Acesse o portal Meu INSS (https://meu.inss.gov.br) Clique para fazer login. Clique no botão “Cadastrar” Preencha os dados do seu cliente e, em seguida, responda as perguntas sobre as contribuições.
Para consultar o CNIS pela internet na central de serviços do INSS, siga os passos a seguir:
Você pode atualizar o seu CNIS no próprio site Meu INSS. A primeira coisa a se fazer é pegar seus documentos e conferir todos os dados que estão neles. Veja também se os períodos das contribuições e vínculos trabalhistas e analise estão corretos.
O Número de Identificação Social (NIS) é gerado pelo chamado Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), feito pela Caixa. O NIS é uma inscrição voltada a todos que têm direito ao recebimento de algum tipo de benefício social do Governo Federal, tais como Pronatec, Bolsa Família, Garantia Safra, entre outros.
O Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS, é alimentado, principalmente pela GFIP que é a Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social. A GFIP oferece informações para montar um cadastro eficiente de remunerações dos segurados da Previdência Social.