De acordo com as relações sociais e culturais que são estabelecidas para as crianças desde o seu nascimento, elas vão identificando-se em determinado gênero, onde a família, a escola, a igreja e as demais instituições sociais vão influenciar nesse processo de construção de uma identidade de gênero.
Como as relações de gênero interferem na minha vida? ... Sua identidade pode ser negada por aqueles que lhe cercam, sua liberdade de ser quem é fica restringida a padrões que não condizem com sua identidade e expressão de gênero, nem mesmo o acesso à educação, saúde ou simplesmente ao uso do banheiro lhe é garantido.
Gênero: Refere-se às relações sociais desiguais de poder entre homens e mulheres que são o resultado de uma construção social do papel do homem e da mulher a partir das diferenças sexuais. O papel do homem e da mulher é constituído culturalmente e muda conforme a sociedade e o tempo.
“O Brasil continua apresentando dados alarmantes da desigualdade de gênero: mulheres continuam a receber salários inferiores aos homens dentro da mesma função, a cada 3 minutos uma mulher é vítima de violência e pesquisas mostram que 77% das mulheres acham que o machismo afetou seu desenvolvimento”.
Discursos sobre gênero na Psicologia Na visão essencialista, gênero é concebido como uma propriedade estável, inata e bipolar de diferenciação sexual, como um caráter eminentemente determinista e como um traço que descreve as personalidades e os processos cognitivos.
Usar o gênero como categoria de análise é compreender que este funciona como um desestabilizador de conceitos como mulher, homem, sexo e mesmo corpo. ... Analisado diante do contexto histórico, social, cultural, homem e mulher seriam realidade, estariam fora da história, fora de qualquer contexto. Seriam natureza.
Conceituando gênero como uma propriedade estável, inata e bipolar de diferenciação sexual. ... 9. Socialização: O gênero passa a ser concebido, não como inato, mas como o resultado de forças sociais e culturais, aprendido por intermédio dos processos de modelagem e imitação (Bandura, 1977).
Gênero pode ser definido como aquilo que identifica e diferencia os homens e as mulheres, ou seja, o gênero masculino e o gênero feminino. De acordo com a definição “tradicional” de gênero, este pode ser usado como sinônimo de “sexo”, referindo-se ao que é próprio do sexo masculino, assim como do sexo feminino.
"Fluido" (ou "gênero-fluido") designa uma pessoas cuja identidade sexual é variável, que passa do masculino ao feminino, ou até mesmo ao gênero neutro.