Resposta. A) A ocupação limitava-se ao litoral, a principal atividade econômica desse período foi o cultivo de cana para produzir o açúcar, produto muito apreciado na Europa, a produção era destinada à exportação. O crescimento da exportação levou aos primeiros centros urbanos no litoral, as cidades portuárias.
Durante o período colonial, a principal atividade econômica foi o plantio e exportação da cana de açúcar, até meados do século XVII. No início da colonização, o território foi explorado com a extração de recursos naturais, como árvores, peles de animais, ervas, entre outros.
A economia brasileira do no século 16 ,foi caracterizada pelo tripé monocultura,latifúndio e mão de obra escrava, e, apesar das grandes diferenças regionais, manteve-se, no período colonial, a unidade linguística, tendo se formado, nessa época, o povo brasileiro, junção e miscigenação de europeus, africanos eameríndios ...
A colonização no Brasil do Século XVI estava ligada fundamentalmente à indústria açucareira. ... No Brasil, a existência de uma economia de plantation está bastante relacionada com os interesses dos proprietários das melhores terras que lucravam enormemente com as culturas de exportação.
2 - A primeira riqueza explorada pelos Portugueses no Brasil foi o Pau-Brasil, árvore esta que existia com relativa abundância em largas faixas da costa brasileira. 3 - A mão de obra utilizada era a escrava, quase que exclusivamente composta por africanos escravizados.
Resposta. O principal produto da econômica do país foi o pau-brasil, mas a derrubada fora de controle deste tipo de árvore fez com que ele se tornasse raro, fazendo com que novas culturas fossem introduzidas a prática agrícola, como o algodão, tabaco, cana-de-açúcar e a mineração.
Todo ciclo econômico é formado por quatro estágios principais: expansão, boom, contração e recessão. A seguir iremos detalhar as características de cada um deles: Expansão: nesse período, a economia de um país experimenta uma fase de crescimento consistente da produção de mercadorias e serviços.
ciclo da cana-de-açúcar
Os historiadores dividem esse ciclo em dois períodos. O primeiro vai de 1879 a 1912 e o segundo compreende os anos de 1942 a 1945. A produção brasileira tinha como finalidade o mercado externo e os EUA e a Europa eram os principais consumidores.
O ciclo do ouro ou da mineração começa no final do século XVII quando os portugueses encontram diversas jazidas do mineral. ... Os portugueses, que já sofriam com a concorrência mundial do açúcar, passaram a investir na extração do minério por acreditar na estabilidade econômica.