A morte de Carlos Magno aconteceu em 814 e, depois disso, o Império Carolíngio se enfraqueceu. O seu filho, Luís, o Piedoso, governou o reino até 843, mas como não tinha a mesma competência de seu pai, foi enxergado como um rei fraco e que contribuiu para enfraquecer o poder da dinastia carolíngia.
Resposta. a) Abusos de pode, corrupção interna na administração , Barbarização do exercito,ou seja , inserção de barbaros entre os soldados, a crise do escravismo , falta de dinheiro para pagar os soldados , falta de manutenção das muitas religiões , fronteiras enfraquecidas.
Meroveu
Carlos Magno
Reino Merovíngio
A principal característica política administrativa do Império Carolíngio foi a distribuições de terras entre os oficiais e soldados mais leais à realeza, mediante um juramento de fidelidade ao Imperador.
Verificado por especialistas. O Império Romano era politicamente centralizado e, no seu século final, convertido ao Cristianismo, sendo o representante de um modelo político, cultural e religioso que o Império Carolíngio buscou reviver.
O Império Carolíngio (800-888) foi um grande império dominado pelos francófonos na Europa Ocidental e Central durante o início da Idade Média. Era governado pela dinastia Carolíngia, que governava como reis dos Francos desde 751 e como reis dos Lombardos na Itália a partir de 774.
Resposta. O império carolíngio também conhecido como o império de Carlos Magno, foi importante pq teve um momento de maior esplendor do Reino Franco que ocupava a região central da Europa.
Carolíngios é a dinastia franca que sucedeu aos merovíngios, com Pepino, o Breve, e pretendia restabelecer o Império Romano do Ocidente. ... Renascença carolíngia, ou Renascimento Carolíngio, é a ideia de um renascimento da literatura e das artes liberais que teria ocorrido principalmente no reinado de Carlos Magno.
As escolas funcionavam junto aos mosteiros (escolas monacais), aos bispados (escolas catedrais) ou às cortes (escolas palatinas). Nessas escolas eram ensinadas as sete artes liberais, quais sejam, aritmética, geometria, astronomia, música, gramática, retórica e dialética.
Esse tratado dividia o Império em três partes: A Luis coube a França Oriental( atual Alemanha);Carlos herdou a França Ocidental( atual França); Lotário ficou com o território do centro da atual Itália até o Mar do Norte, que se chamou Lotaríngia ou Reino de Lotário.
Para facilitar a administração do vasto território, Carlos Magno criou um sistema bem eficiente. As regiões foram divididas em condados (administradas pelos condes). ... Entre os principais funcionários da corte, podemos destacar: camareiro, camerlengo, senescal, copeiro, marechal e conde palatino.
Missi dominici, ou enviados do senhor; eram funcionários encarregados por Carlos Magno de percorrer o Império e informar o soberano sobre a administração dos seus domínios. Cabia também a eles impor aos condes e homens livres o juramento de fidelidade ao imperador.
Carlos Magno dividiu seu império em províncias e entregou sua administração aos duques, marqueses e condes. Os duques eram mais próximos ao rei e recebiam as maiores porções de terras, os ducados. Os marqueses administravam as macas, que eram os territórios situados nas fronteiras ou em áreas de conflito.
As artes sumptuárias e a escultura em marfim atingem a máxima expressão. As balizas cronológicas apontadas para esta renovação cultural vão de 780 até às invasões dos Normandos em 887.
Motivado pelo carolíngio Carlos Magno, o movimento da Renascença Carolíngia visava a estimular a produção da literatura e das artes, além da educação da época. ... Em decorrência do movimento, o latim clássico (falado na Roma Antiga) foi retomado como principal forma de expressão escrita.