Arte Romana e suas características Imperadores, deuses e figuras mitológicas foram retratados nas esculturas romanas. Outra característica da arte romana era a suntuosidade. Os imperadores buscavam construir obras grandes e vistosas como uma forma de demonstrar seu poder e importância política para a sociedade romana.
Dos gregos os romanos herdaram o culto da forma, a imitação da natureza, os modelos ideais para a arte - como a divisão do teatro em tragédia e comédia, por exemplo - e a religião, sendo boa parte da religião "tradicional" romana pouco mais que uma "pintura" sobre a religião grega, com deuses que apenas mudam de nome.
as pinturas gregas, normalmente, representam fatos relacionados à mitologia, atletismo ou a vida cotidiana; os vasos eram pintados em vermelho e preto. Já as pinturas romanas abordavam cenas da natureza de maneira mais natural e com noção de profundidade.
Principais construções romanas
Nas suas construções os Romanos usaram materiais tradicionais como a pedra, o tijolo, a mármore e a madeira, e outros, mais econômicos e fáceis de trabalhar, criados ou recriados por eles de forma inovadora - falamos dos diferentes tipos de opus (termo usado pelos romanos para designar o material ou o tipo de ...
Resposta. As moradias romanas eram bastante rigorosas e invariavelmente desenhadas segundo um retângulo básico. A porta de entrada, que ficava em um dos lados menores do retângulo, conduzia a um espaço central chamado de átrio.
Arquitetura Romana é uma manifestação artística dos Romanos que sofreu grande influência da arquitetura grega e estrusca. O luxo, a grandiosidade e a simetria das formas são algumas de suas características. Como exemplos de obras estão os templos, termas, basílicas, anfiteatros e arcos do triunfo.
Uso do arco nas construções; Uso da abóbada. Influenciados pelas culturas grega e etruscas, os romanos aperfeiçoaram instrumentos de desenho e cálculo, incrementaram o uso dos arcos, dos etruscos, combinando arcadas e colunatas.
A Arquitetura Romana foi uma importante manifestação artística dos romanos na antiguidade, que privilegiavam as obras utilitárias e alcançaram grande eficiência na construção de aquedutos, banhos públicos, pontes e mercados.
O que orientou a produção da estatuária romana foi o racionalismo e a fidelidade ao real, sendo que isso se manifestou por meio da sua ascensão política, cultural e civilizatória.
Cneu Nevius
A tradição grega de escultura permaneceu uma referência constante ao longo de toda a trajetória da arte escultórica em Roma, recebendo influência primeiro através da escultura etrusca, fortemente devedora dos gregos do período arcaico, e a partir do período helenístico o contato passou a ser direto e ainda mais intenso ...