Para a formação do fruto, o ovário, após a fecundação, transforma-se em fruto e os óvulos, em sementes, conforme a imagem abaixo. O fruto que apresenta uma parede chamada de pericarpo é formado por três regiões – epicarpo, mesocarpo (parte comestível, acúmulo de reserva nutritiva) e endocarpo.
Quando colocada em solo bem preparado e fértil, com umidade no nível correto e com boa luminosidade, a jabuticabeira pode dar frutos o ano todo. Entretanto, a época de jabuticaba é entre os meses de agosto e setembro, mas também pode ser possível colher entre janeiro e fevereiro.
O segredo é deixar a planta "aberta" para o sol entrar." No quinto ano, a planta começa a soltar as "casquinhas brancas", que também são retiradas. A planta vai florescer e frutificar no lugar dessas "casquinhas brancas", explica Maria José. "Deixo essa casquinha e as folhas podadas no pé da planta como cobertura."
Você pode estimular sua jabuticabeira a se desenvolver mais depressa e de forma saudável adubando o pé uma vez a cada três meses com esterco bem curtido e calcário, ambos produtos encontrados em grandes casas agrícolas. O calcário ajuda a corrigir a acidez do solo, que interfere no sabor dos frutos.
É muito importante que a jabuticaba em vaso receba luminosidade solar. O vaso onde a jabuticaba vai ser plantada, deve ser grande e ter bastante furos no fundo. Para plantá-la em vaso, é necessário colocar 5 cm de argila expandida no fundo do vaso, e após a argila, colocar uma camada de terra.