EQST

Como Ocorre A Apoptose Celular?

Como ocorre a apoptose celular?

A apoptose é um tipo de morte programada extremamente importante para organismos multicelulares, pois permite a eliminação de células infectadas ou com problemas. ... Além disso, a apoptose também ocorre quando o organismo é invadido por patógenos ou o DNA é lesionado.

Quais são as causas da apoptose?

A apoptose pode ser desencadeada por diversos fatores: ligação de moléculas a receptores de membrana, agentes quimioterápicos, radiação ionizante, danos no DNA, choque térmico, falta de fatores de crescimento, baixa quantidade de nutrientes e níveis aumentados de espécies reativas do oxigênio (ROS).

Quais as alterações morfológicas que ocorrem numa célula que podem Levá-la a necrose?

NECROSE. A necrose se caracteriza pelo tamanho celular aumentado (edema), alterações nucleares (picnose, cariorréxis, cariólise), membrana plasmática danificada e extravasamento de conteúdo celular para fora da célula, além do aumento da eosinofilia.

Quais são os tipos de alterações nucleares encontradas na necrose?

A necrose culmina com o desaparecimento total do núcleo, sendo esse fato resultante da morte da célula. O fenômeno é precedido de alterações nucleares graves denominadas picnose, cariorrexe, cariólise ou cromatose.

São características do infarto anêmico?

O infarto branco é também conhecido como ataque cardíaco anêmico ou pálido, é a necrose em um tecido causada por parada súbita da circulação em um vaso sanguíneo, pela pouca circulação colateral. Geralmente ocorre em órgãos como coração, rim e baço. Não é considerado hemorrágico porque os vasos são poucos.

Qual o principal componente envolvido na necrose?

Necrose fibrinoide O tecido necrótico adquire um aspecto hialino (róseo e vítreo), acidofílico, semelhante a fibrina. Ocorre em pequenas artérias (portanto, maiores que arteríolas) em duas situações básicas: em algumas doenças autoimunes e na hipertensão arterial maligna.

O que é uma hiperemia e edema?

10 Conclusão Hiperemia indica um aumento local de volume de sangue em um determinado tecido, é um processo ativo resultante do fluxo sanguíneo aumentado devido a dilatação arteriolar. O tecido afetado apresenta-se mais avermelhado do que o normal visto que o fluxo de sangue oxigenado aumenta.

Qual a diferença entre eritema e hiperemia?

Quais são as diferenças entre um ERITEMA e uma HIPEREMIA? Eritema tem a ver com uma lesão fundamental que se caracteriza como uma bolha ou vesícula se for de conteúdo líquido e por uma pápula ou nódulo se for conteúdo indeterminado consistente, apresenta bordas avermelhadas por isso eri= vermelho.

O que é hiperemia reativa?

A hiperemia reativa ocorre devido acúmulo de sangue nos vasos sanguíneos da microcirculação, ou seja dos menores vasos chamados de arteriolas. Isto pode ocorrer por um processo fisiológico, mecanismo normal no organismo ou por algumas doenças.

O que é hiperemia não reativa?

Segundo a proposição do NPUAP, pode-se identificar a existência de uma LP, no estágio inicial (Estágio 1) quando se observa hiperemia de pele intacta que não embranquece à pressão (hiperemia não reativa), que deve ser comparada com uma área adjacente ou oposta do corpo, podendo incluir uma ou mais das seguintes ...

O que quer dizer Melanofagos?

Melanóforos ou melanófagos (abaixo). São macrófagos soltos na derme que fagocitam melanina. Não devem ser confundidos com células névicas. Na porção intermediária, nota-se transição entre as células que formam ninhos, algumas ainda com um pouco de pigmento (fileira de cima), e as células do tipo B (fileira seguinte).

Quais os tipos de congestão?

Congestão

  • Edema, acúmulo anormal de líquido no interstício, manifestando-se como inchaço. ...
  • Insuficiência cardíaca congestiva, insuficiência cardíaca, resultando em congestão em um ou mais órgãos.
  • Congestão nasal, o bloqueio das passagens nasais devido a membranas inchadas.

O que é congestão vascular?

Congestão, também denominada de congestão passiva ou hiperemia passiva, é um aumento local de volume de sangue nos vasos de determinadas partes do corpo. Essa condição resulta da obstrução do retorno venoso, que pode ser um evento ou um fenômeno generalizado.

Quais são os sintomas de congestão?

MITO — Os sintomas relacionados de mal-estar relacionados à popular congestão são suor frio, tontura e, nos casos mais graves, vômitos e desmaio. Quando isso ocorre, devemos deixar a pessoa em repouso em um local fresco e arejado. Geralmente, em cerca de uma hora esses sintomas começam a desaparecer.