O professor pode articular o cuidar e o educar ao tratar temas como, Alimentação saudável com foco em como a alimentação é essencial para a boa saúde, enfatizando os bons hábitos de higiene no dia a dia das crianças antes e depois das refeições, (lavar as mãos, escovar os dentes etc), não sendo necessariamente tirar um ...
O Cuidar, Educar e Brincar na Educação Infantil é de fundamental importância e pode contribuir significativamente para a construção de conhecimentos e desenvolvimento das potencialidades e capacidades da criança, pois é notório que a criança é um ser que está em constante desenvolvimento, mas que deve ser estimulada a ...
Cuidar e educar é impregnar a ação pedagógica de consciência, estabelecendo uma visão integrada do desenvolvimento da criança com base em concepções que respeitem a diversidade, o momento e a realidade, peculiares à infância.
A) Qual é o papel do professor de educação infantil, no que diz respeito aos cuidados com a higiene dos educandos? ... Sendo assim, os cuidados com a higiene pessoal são de responsabilidade dele. A professora precisa estar mais atenta aos narizes das crianças, sendo auxiliada nessa tarefa por uma estagiária.
Os educadores participam ativamente da formação dos cidadãos e desempenham um papel fundamental na difusão de conhecimentos científicos e desenvolvimento social das crianças. A educação infantil é essencial para a formação de sujeitos respeitosos, críticos e reflexivos.
O professor que atua na educação infantil deve ter uma preocupação específica de como lidar com as crianças no dia-a-dia e em situações especiais. Ao se tratar de alunos iniciantes no convívio escolar surgem situações diferentes e inesperadas em relação às demais fases escolares.
Segundo o educador pernambucano, Paulo Freire (1921-1997), o papel do professor é estabelecer relações dialógicas de ensino e aprendizagem; em que professor, ao passo que ensina, também aprende. Juntos, professor e estudante aprendem juntos, em um encontro democrático e afetivo, em que todos podem se expressar.
O SURGIMENTO DO CONCEITO DE METODOLOGIAS ATIVAS Freire, Dewey, Knowles, Rogers, Vygotsky não citam o termo, mas defendiam a aplicação de tais princípios. Se formos mais longe ainda, a filosofia socrática (século V a.C) já buscava ativar os ouvintes através de um método interrogativo.
Exemplos de metodologias ativas
Metodologia ativa de aprendizagem é um processo amplo e possui como principal característica a inserção do aluno/estudante como agente principal responsável pela sua aprendizagem, comprometendo-se com seu aprendizado. Ou seja, ela não prioriza a particularidade de cada estudante. ...
O que são metodologias ativas A prática das metodologias ativas visa trazer o estudante para o protagonismo do aprendizado. ... Assim, o principal objetivo deste modelo de ensino é incentivar os estudantes a aprenderem de forma autônoma e participativa, a partir de problemas e situações reais.
A metodologia construtivista entende que a principal função da sala de aula é estimular o aprendizado dos estudantes e incentivar a participação ativa dos mesmos – seja por meio de intervenções ou exposição de suas respectivas opiniões sobre determinado tema.
Caracterizou-se, de forma bastante genérica, pela utilização constante de elementos geométricos, cores primárias, fotomontagem e a tipografia sem serifa. O construtivismo teve influência profunda na arte moderna e no design moderno e está inserido no contexto das vanguardas estéticas europeias do início do século XX.
O Objetivo da Abordagem Construtivista da Educação Física é o desenvolvimento de habilidades que permitem se expressar no mundo, através da interação com o meio, com foco na crianção de conflitos e resolução de problemas motores.
Segundo Jean Piaget há uma relação entre professor/aluno, na qual os dois aprendem. Seu estudo não se fixou muito com a questão da educação e sim com o conhecimento. Ou seja, como o sujeito aprende, sendo por meio da ação de aprender e por intermédio da ação de construir o seu conhecimento.