Escreva a fórmula para encontrar a circunferência de um círculo usando o diâmetro. A fórmula é simplesmente esta: C = πd. Nessa equação, "c" representa a circunferência do círculo e "d" representa seu diâmetro. Isso quer dizer, você pode encontrar a circunferência de um círculo apenas multiplicando o diâmetro por pi.
Seja C o comprimento da circunferência, temos a seguinte fórmula:
Em qualquer região circular basta dividirmos o comprimento da mesma, pela medida do diâmetro, que encontraremos o valor correspondente a 3,14 aproximadamente. Com base nessa descoberta, o comprimento de uma região limitada por uma circunferência é calculada através da expressão matemática C = 2 * π * r.
A esfera é um objeto, que pode ser comparado a uma bola. A esfera tem a capacidade de rolar no chão. O círculo, é como se fosse uma circunferência toda pintada, que pode ser comparada a uma moeda. A Circunferência é como se fosse o perímetro de um objeto, que pode se comparar a um bambolê.
O bambolê caracteriza uma circunferência, pois não possui um preenchimento; o prato simboliza um círculo, pois todo o seu interior é preenchido; e a bola representa uma esfera, pois, além de tridimensional, é uma forma circular.
A esfera possui centro (O) e raio (r), que formam um conjunto de pontos no espaço cuja distância com o centro é menor ou igual ao raio. Ela também possui como característica a simetria, ou seja, se cortada ao meio serão geradas duas partes exatamente iguais.
Matemática. A esfera é um sólido geométrico formado pelo giro de 180° de uma circunferência. Seus elementos são secção, superfície, meridianos, entre outros. Uma esfera é um sólido geométrico formado pelo giro de 180° de uma circunferência em torno do seu próprio eixo central, também chamado de eixo de rotação.