Passe sal grosso na tripa e enxágue com vinagre. Depois, use o sal grosso para passar na tripa do mesmo jeito que acabou de fazer. O objetivo é limpar as tripas o máximo possível. Continue repetindo o processo até que a tripa fique com aparência e toque liso e limpo.
O termo miúdos se refere a uma grande variedade de partes dos animais que não são considerados como cortes de primeira. Entram nesta categoria coração, fígado, rins, pulmões, rabo, pés, miolo e língua. ... Os miúdos são uma excelente fonte de proteínas, sendo o fígado e os rins especialmente ricos em valor nutritivo.
Existe mais de um jeito de limpar a língua e todos eles são bem fáceis. A primeira coisa que você deve fazer é lavar a língua em água corrente. Use uma escovinha ou esfregue metade de um limão por toda a carne. Dica: você também pode deixá-la de molho na água gelada com um pouco de limão e ir descartando a água.
Segundo a nutricionista Flávia Abdallah, a carne vermelha é a principal fonte de ferro. Ela destaca que a carne mais rica em ferro, como a maioria das pessoas já sabe, é o bife de fígado (cerca de 10 mg de ferro em um filé). Frangos e peixes também têm grande quantidade de ferro.
Ricas em proteínas, as carnes vermelhas são as fontes de ferro mais conhecidas e também mais consumidas na dieta cotidiana. Para tirar o melhor proveito deste alimento, prefira cortes magros, como patinho, coxão mole, músculo, filé mignon e lagarto. Em média, cada 100 g de carne vermelha magra contém 3 mg de ferro.
As carnes vermelhas magras estão entre as melhores fontes de ferro entre as proteínas animais. Inclua um vegetal, como espinafre ou couve, para ampliar sua absorção. Tente variar o cardápio com carne magra bovina, cordeiro, frango e peru.
Os tipos mais comuns de leguminosas são o feijão, a lentilha, o grão-de-bico, a ervilha e a soja. Eles são uma ótima fonte de ferro, especialmente para vegetarianos. Uma xícara (198 gramas) de lentilhas cozidas, por exemplo, contém 6,6 mg de ferro, o que representa 37% da IDR.