Como a linguagem corporal pode ajudar a 'ler' as pessoas
O tom vocal e até mesmo a linguagem corporal são determinantes para que o outro construa uma imagem sobre nós. A comunicação é a base de qualquer relacionamento entre os seres humanos, sendo a expressão corporal a forma mais antiga dela – e também a mais importante. ... Ou seja, tudo comunica.
Falar, escutar, ler e escrever são algumas formas de se comunicar que expressam as vontades do indivíduo enquanto ser social. ... Gestos, expressões faciais e posturas revelam nossos sentimentos e emoções, além de serem considerados formas de comunicação.
Exemplos de linguagem corporal e seus significados
o momento em que eu mais uso meu corpo para me expressar é quando estou falando, porque sou muito expressivo. Gosto de falar me movimentando pois expresso melhor o que sinto, pois não uso só palavras mais também uso movimentos. Explicação: a resposta é pessoal.
Na arte corporal costumam ser incluídas o teatro, cinema e a dança, enfim pode ser toda e qualquer movimentação artistica querendo expressar algum sentimento, seja este de raiva, de dor, alegria, tristeza, enfim, sentimentos que não podem ser ditos apenas com palavras e sim com a expressividade corporal.
Você certamente já ouviu falar sobre linguagem não-verbal, aquela que não é expressa através do que falamos, mas sim através do nosso corpo: postura, gestos, expressão facial, movimento corporal. Tudo isso através da linguagem corporal que ela está expressando. ...
A cientista social Amy Cuddy, em uma palestra no TED, demonstra que pesquisadores descobriram que a linguagem corporal vai além da representação daquilo que queremos dizer. Quando reagimos psicologicamente a uma situação, nosso corpo produz reações que culminam em gestos, muitas vezes, involuntários.
O lado direito do cérebro impulsiona a nossa capacidade de criar, logo, quando olhamos para cima à direita estamos a criar imagens. O lado esquerdo do cérebro impulsiona a nossa capacidade de visualizar, recordar, logo, quando olhamos para cima à esquerda estamos a tentar resgatar imagens na nossa memória.
A mente segue o sentimento e mesmo quando calamos emoções o corpo fala. O sistema energético humano mantém uma ligação profunda com o sistema emocional, que por sua vez mantém uma ligação com o sistema mental, que por sua vez sustenta todo o sistema de crenças, isto é, as coisas em que uma pessoa acredita.
Dependendo do nosso estado emocional e psíquico, o organismo pode gerar reações físicas como dores ou doenças, em um processo que é conhecido como somatização — quando isso ocorre com frequência, passa a ser chamado de transtorno de somatização, quando os sintomas passam a acontecer com frequência.
As responsabilidades diárias, a sobrecarga profissional, os relacionamentos amorosos, as frustrações e a necessidade de se adequar aos padrões impostos pela sociedade são alguns fatores que podem causar sérios desequilíbrios.
Lista de Doenças Psicossomáticas
Quais são as principais doenças emocionais?
Também conhecida como somatização ou transtorno somatoforme, as doenças psicossomáticas são desordens emocionais ou psiquiátricas que afetam também o funcionamento dos órgãos do corpo. Esses desajustes provocam múltiplas queixas físicas, e que podem surgir em diferentes partes do corpo.
A psicossomática é uma ciência interdisciplinar que gera diversas especialidades da medicina e da psicologia, para estudar os efeitos de fatores sociais e psicológicos sobre processos orgânicos do corpo e sobre o bem-estar das pessoas.
Alguns dos sinais físicos que podem indicar doenças psicossomáticas são:
O termo “psicossomático” vem da junção de duas palavras de origem grega, psique, que significa alma, e soma, que significa corpo. Ou seja, é uma doença que tem origem na alma e no psicológico, mas também tem consequências físicas no corpo.
Mello Filho (1992) considera que a Psicossomática tem como objeto de estudo as relações entre a estrutura psicológica e as doenças que afetam o corpo e, a inter-relação entre mente/corpo para compreender o sentido da doença.
Para a prática, as emoções têm repercussões principalmente em cinco órgãos: coração, fígado, rins, estômago e pulmão, que por sua vez estão relacionados com elementos da natureza. Cada órgão corresponde a uma emoção e o desequilíbrio dessa emoção pode afetar o funcionamento do órgão.
A palavra somatizar remete a apresentar sintomas no corpo, mas sem existir uma doença física associada ao desconforto. São problemas emocionais que causam esses sintomas.
A somatização é um transtorno psiquiátrico em que a pessoa apresenta múltiplas queixas físicas, localizadas em diversos órgãos do corpo, como dor, diarréia, tremores e falta de ar, mas que não são explicadas por nenhuma doença ou alteração orgânica.