O salto em distância é uma prova na qual os atletas devem percorrer uma raia da pista correndo e saltar, caindo com os dois pés em uma caixa de areia. O vencedor da prova é o atleta que conseguir saltar a maior distância.
Salto: O atleta se impulsiona com um pé, com os braços para cima para alcançar altura. Voo: Corpo estendido para manter equilíbrio e preparar a aterrissagem. Aterrissagem: Pernas e braços à frente para alcançar a máxima distância possível.
O atleta tem de correr e fazer o impulso para o salto só com um pé apoiado no chão. Cada atleta dispõe de três tentativas para ultrapassar a fasquia. Se não o fizer é eliminado. A altura da fasquia é alterada consoante a capacidade dos atletas e os recordes estabelecidos.
As mesmas regras do salto em altura são aplicadas à vara; o atleta tem três tentativas para saltar a marca, mas pode se recusar saltar determinada altura preferindo esperar por outra maior. Não conseguindo passar a altura depois de três tentativas na mesma altura ou alturas combinadas, é eliminado.
É caracterizado por quatro fases importantes: a corrida de balanço, a impulsão, o voo e transposição da fasquia e a queda. A posição do tronco e uma ligeira inclinação lateral favorecem uma velocidade mais elevada ( até oito metros por segundo nos atletas de alta competição ).
Resposta. Resposta: c) velocidade da corrida de balanço; força da perna de chamada; ângulo de saída .
A corrida de obstáculos surgiu na Grécia Antiga e possui provas de 2 mil e 3 mil metros com obstáculos. Em cada volta na pista o praticante terá que saltar em quatro obstáculos e em um fosso de água. Os obstáculos possuem 91,4 cm para as provas masculinas, e 76,2 cm para disputas femininas.
No salto em altura, os atletas correm em direção a uma barra horizontal presa por dois suportes em uma determinada altura, com o objetivo de saltar por cima do sem derrubá-la. Esse salto é comumente feito de costas, pois esse movimento aumenta a impulsão do atleta.
A técnica hoje é padronizada: corrida em trajetória curva, impulso em um movimento giratório, passagem pelo sarrafo com a barriga virada para cima. A sequência de ações, vistas em qualquer disputa do salto em altura, nem sempre obedeceu a essa lógica.
A técnica mais utilizada hoje em dia é a chamada Fosbury Flop, inventada pelo norte-americano Dick Fosbury nas Olimpíadas de 1968. A técnica involve o atleta começando a tomar impulso dentro da pista de corrida, o que faz com que os saltos em altura só possam ser disputados quando a pista não estiver sendo usada.
Salto com vara é uma das modalidades do atletismo. Neste esporte, o atleta (saltador) deve passar por cima de uma barra (sarrafo), usando uma vara de apoio, sem derrubá-la.
Fases do Salto com Vara: Corrida de aproximação; Impulsão; Transposição; Queda.
O brasileiro Thiago Braz é o atual campeão e recordista olímpico masculino da modalidade – 6,03 m. Os recordes mundiais pertencem ao francês Renaud Lavillenie – 6,16 m – e à russa Yelena Isinbayeva – 5,06 m.
No salto com vara, os competidores usam uma vara longa e flexível para alcançar maior altura e passar por cima de um obstáculo, o sarrafo. O atleta usa a vara, apoiada no solo, para ganhar altura e ultrapassar o sarrafo, caindo do outro lado do obstáculo. O vencedor da prova é o atleta que obtém a maior altura.
Foi o caso de Walter Rehder, o primeiro brasileiro a ganhar a prova do salto com vara em um campeonato sul-americano (1937); Lúcio de Castro, atleta brasileiro que competiu nos X Jogos Olímpicos de 1932; Ícaro de Castro, representante do Brasil na prova do salto com vara nos XI Jogos Olímpicos de Berlim em 1936 e, ...
1) Quais são os principais atletas brasileiros destas modalidades ao longo da história? Thiago Braz da Silva e Fabiana de Almeida Murer sâo recordistas em salto com vara e Adhemar Ferreira da Silva e Joâo Carlos de Oliveira em salto triplo.
Atletas brasileiros e história das Olimpíadas
O salto em distância tem sido uma das modalidades do atletismo mais pesquisada nos últimos anos. De uma maneira a direcionar seu estudo de modo mais eficiente, este é segmentado em quatro fases: corrida de aproximação, impulsão, voo e queda.
Nos Jogos Olímpicos de 2016, sediados no Rio de Janeiro, o Brasil acumulou 19 medalhas ao todo....Lista: Atletas brasileiros que ganharam ouro na Olimpíada Rio...