Como é feita a análise Os produtos são coletados em pontos de venda de pequeno, médio e grande porte em municípios de todo o Estado e, encaminhados aos laboratórios, onde passam por exames realizados pela equipe técnica do Ipem-SP.
Produtos como brinquedos; os fios e cabos elétricos; os extintores de incêndio; os botijões, mangueiras e reguladores para gás de cozinha; os preservativos de uso masculino (camisinha), os capacetes para motociclistas, entre outros, têm seu processo de fabricação regulamentado pelo INMETRO.
O Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (IPEM-RJ) possui laboratórios que realizam verificação periódica desses produtos, onde se verifica se o peso indicado na embalagem está correto. ... A verificação é realizada periodicamente pelo IPEM-RJ ou pode ser acionada através de denúncias dos consumidores.
Será Aberta a página no Portal de Serviços do Inmetro - PSIE. Para emitir o seu parcelamento, segunda via ou verificar o extrato dos pagamentos, clique na página inicial no serviço em destaque “Segunda Via de Gru”, ou acesse o menu Serviços selecionando a opção Parcelamento / 2ª Via de GRU / Extrato.
.: Produtos Pré-Medidos :. Produto pré–medido é aquele que é embalado e medido sem a presença do consumidor e que se encontra em condições de comercialização. Dentre os produtos pré–medidos podemos destacar produtos de limpeza, materiais de higiene pessoal e gêneros alimentícios.
1º - Os queijos e requeijões que não possam ter suas quantidades padronizadas e/ou que possam perder peso de maneira acentuada, deverão, obrigatoriamente, trazer nos rótulos ou revestimentos a indicação “DEVE SER PESADO EM PRESENÇA DO CONSUMIDOR”, de forma bem visível e distinta das demais informações, indicando, ainda ...
Calibração Rastreável São calibrações que mantêm a cadeia de rastreabilidade de medição fechada até padrões calibrados por Laboratórios pertencentes à RBC e têm seus métodos desenvolvidos internamente, sem a acreditação do CGCRE. ... Para a Norma ISO 9001 a calibração rastreável atende o requisito metrológico exigido.
O objetivo do Certificado do Calibração é fornecer ao cliente os erros de medição do equipamento no momento da calibração. Conhecendo os erros do seu instrumento de medição, o cliente poderá corrigi-los no momento da utilização, tornando a medição mais exata e de maior confiabilidade.
Conteúdo mínimo dos certificados de calibração
Para manter a confiabilidade dos resultados de medição, o desempenho do instrumento de medição deve ser verificado periodicamente. ... Através da calibração, é possível verificar de maneira efetiva como os valores indicados pelo instrumento de medição se relacionam com o valor do mensurando.
Antes de enviar um instrumento para a calibração , é necessário o levantamento de algumas informações importantes como faixa de uso instrumento, faixa de medição, resolução, especificações do fabricante, critérios de erro, etc. Essas informações irão contribuir para a análise do certificado ao final da calibração.
Pode acontecer do próprio equipamento possuir em seu software uma opção para aferição. Sempre que houver faça a verificação e registre antes do primeiro uso equipamento/instrumento do dia; Os resultados devem ser registrados de forma que fique comprovado o dia/hora e o responsável pela medição.
Uma razão da tolerância pode ser definida como erro máximo permissível para a calibração do equipamento. Geralmente é utilizado a relação de 1/3, mas relação de 1/4, 1/5, 1/10 ou maiores também podem ser utilizadas.
Quando se trata de calibração de termômetro em geral, nos referimos a um processo que ajusta a saída e indica a um instrumento de medição os resultados estabelecidos a partir da aplicação de uma norma e seus valores. Sendo assim, busca-se uma precisão especificada e que faz toda a diferença.