O sistema de restrição contra quedas é formado por ancoragem, elemento de conexão e cinto paraquedista garantindo a proteção efetiva. ... O cinto paraquedista envolve o corpo do trabalhador de maneira econômica e possui ponto para conexão do sistema de restrição contra quedas.
A relação entre a distância da queda e o comprimento da corda ou talabarte é chamado de fator de queda. O fator de queda foi criado com objetivo de calcular a força de impacto exercida pelo corpo do trabalhador no momento de uma queda.
Zona livre de queda: Distância mínima medida desde o ponto de ancoragem do disposi vo de ancoragem até o nível do chão, ou próxima plataforma inferior real, ou obstáculo significa vo mais próximo.
A Permissão de Trabalho deve conter:
FQ = 3,0/1,5 = 2,0 O fator e gravidade da queda são diretamente proporcionais. Quanto maior o fator, maior a gravidade. Portanto, é recomendável reduzir o fator de queda sempre que possível.
Resumidamente, o ideal é que o fator de queda sempre seja igual ou inferior a 1. Afim de preservar a integridade física do trabalhador no caso de uma queda.
Porém, os riscos de queda em altura também existem em diferentes tipos de tarefas, tais como:
Fator de Queda 1 é um fator que fará com que o trabalhador tenha um impacto menor no corpo, pois a trava queda ou equipamento de talabarte fica presto em ponto de ancoragem para trabalho em altura logo acima da cabeça. Recomenda-se ancoragem acima da cabeça.
Cinturão de segurança tipo paraquedista: Equipamento de Proteção Individual utilizado para trabalhos em altura onde haja risco de queda, constituído de sustentação na parte inferior do peitoral, acima dos ombros e envolta nas coxas.
Tanto os equipamentos utilizados em altura quanto os pontos de ancoragem devem suportar 15 vezes a massa prevista ou seja 1.
O que são os pontos de ancoragem? São estruturas alicerçadas nas estruturas de edifícios, de forma estratégica. As mesmas permitem que cordas e cabos sejam acopladas servindo de sustentação para equipamentos de proteção coletiva e individual.
Os pontos de ancoragem possuem um papel importantíssimo na realização de trabalho em altura. A ancoragem consiste em sistemas que fixam todos os acessórios responsáveis por evitarem ou minimizarem os riscos de quedas e acidentes no ambiente de trabalho.
O ponto de ancoragem é um dispositivo responsável por suportar as forças de queda durante serviços de altura. ... Por conta da sua importante função, os pontos de ancoragem são obrigatórios durante o trabalho, segundo a NR-35 e é imprescindível na regulamentação do acesso por corda.
Tipos de dispositivos de ancoragem
Tal fixação pode ser feita de 3 formas, conforme previsto na NR 35: diretamente na estrutura; na ancoragem estrutural (elemento fixado de forma permanente na estrutura); no dispositivo de ancoragem (dispositivo removível da estrutura).
O dispositivo de ancoragem deve atender a um dos seguintes requisitos: - Ser certificado; ... - Atender os requisitos de cada local de instalação conforme procedimento operacional; - Ter os pontos de fixação sob responsabilidade de profissional legalmente habilitado.
NBR 15986
ancoragem ou o equipamento. É utilizado para garantir a segurança de todo o sistema. O “back-up” sempre deverá ser mais forte e resistente do que o principal.
A linha de ancoragem ou linha de vida, pode ser composta por um cabo, corda, fita sintética e até trilho ou viga metálica, sendo instalada em, pelo menos, dois pontos de ancoragem distintos.
Ancoragem é a fixação da barra no concreto, para que ela possa ser interrompida. Na ancoragem por aderência, deve ser previsto um comprimento suficiente para que o esforço da barra (de tração ou de compressão) seja transferido para o concreto. Ele é denominado comprimento de ancoragem.
Corda Trançada Poliamida 12mm NR 35 e NR 18 para Trabalho em Altura e Construção Civil. O material Poliamida também é conhecido pela marca comercial Nylon. Ideal para uso em altura, e outras atividades. Usada em conjunto com trava quedas, cadeiras para altura, cintos de segurança, etc.
Como montar a linha de vida?
NR-35
A linha de vida, também conhecida como linha de ancoragem, é um equipamento de proteção coletiva amplamente utilizado em trabalhos em altura. Sua estrutura permite a conexão e suporte de uma quantidade determinada de equipamentos individuais.
Quem Pode Assinar Projeto de Linha de Vida? O projeto de Linha de Vida Horizontal só pode ser assinado pelo engenheiro mecânico ou o engenheiro de segurança. No caso do engenheiro mecânico ele assinará o projeto de fabricação e também a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) pertinente a fabricação.
Valores: a partir de R$ 3.