Como ligar tomada de uso geral? O primeiro passo é passar os cabos juntos até atingir o último ponto de tomada. Vão ser passados 3 cabos que são fase, neutro e terra, sempre deixando uma sobra de cabos suficiente para fazer as emendas de derivação em cada caixa de passagem.
Há duas formas básicas de instalar uma nova tomada elétrica: instalando fiação elétrica de um disjuntor de circuito até um novo local ou de outra tomada no mesmo espaço. Dependendo de onde você estiver instalando uma nova tomada – área de convívio, porão ou área externa –, o acesso à energia poderá variar.
Diâmetro dos fios: para instalar tomadas de 20A com segurança, a grossura dos fios deve ser de, no mínimo, 2,5 mm². Ou seja, o diâmetro do fio desencapado deve ser maior que 1,8 mm. Se os fios forem mais finos, por segurança, você deve optar por instalar tomadas de 10 A.
INTERRUPTOR SIMPLES Possui dois bornes, sendo que em um borne é conectado o condutor elétrico fase e no outro borne o condutor de retorno: o condutor fase é ligado ao interruptor e os condutores neutro e retorno são ligados à lâmpada.
Como ligar duas lâmpadas em paralelo
O esquema é o mesmo: desencape os dois fios e coloque nos conectores do receptáculo. Como deve ter percebido, neste caso nós temos os dois condutores fase sendo interrompidos pelo interruptor e não temos a chegada no receptáculo do neutro. São as duas fases chegando através de dois retornos.
Como instalar um interruptor paralelo simples
A maneira correta de conectar os cabos em um interruptor bipolar é conectando os cabos das fases nos bornes centrais e saindo com os cabos de retorno dos bornes laterais. No corpo do interruptor tem os desenhos de entrada e saída que são normalmente numerados.
Um interruptor bipolar é usado para ligar duas fases, ou seja, quando você tem uma lâmpada 220v, por exemplo. Nesse caso você não pode utilizar um interruptor simples que usar uma fase só necessitando assim o chamado interruptor bipolar que vai permitir então a ligação das duas fases.
Disjuntor Bipolar Para circuitos de duas fases, como chuveiros e torneiras, com sistemas bifásicos de 220V. Geralmente utilizado também para proteger sistemas com aquecedores, fornos elétricos e lâmpadas incandescentes.
Faça a alimentação dos disjuntores por cima, caso seja montagem de um quadro de distribuição novo a saída do disjuntor geral é ligado na entrada dos demais, que são interligados por jumpers. Conecte o cabo de cada circuito no borne de saída de seus respectivos disjuntores.
Para realizar o dimensionamento do disjuntor para o QDC vamos usar a lei de Ohm e dividir a potência pela tensão. Então, dividimos a potência de 10.