Abate externo A maneira mais fácil é cortar a cabeça de um peru imobilizado sobre um bloco de madeira. O corte da cabeça com um machado é usado principalmente para o processamento posterior imediato da carcaça, uma vez que a carne entra em contato com superfícies sujas por onde as bactérias podem penetrar.
Não se sabe se dar cachaça ao peru para melhorar a carne é mito ou verdade. Alguns entusiastas da prática dizem que esse é sucesso da ceia! Contam que é graças à cachaça que a ave morre alegre e descontraída, garantindo a maciez e sabor de sua carne.
*Venda de Peru* Casal ou unidade Custo: Casal: R$ 360,00 / Macho 190,00 / Femea: R$ 230,00 cada. Idade: Aves jovens 8 meses, idade em que as aves iniciam a procriação Reprodução: de 15 a 20 ovos em cada uma das 4 posturas anuais.
Descongele o peru de forma lenta e uniforme – na geladeira por 12h. Depois de descongelado, lave a ave em água corrente. Coloque-a numa tigela grande e cubra com água limpa. Reserve por 10 minutos.
Coloque o peru em uma assadeira grande e regue a ave com meio litro de suco de laranja – você também pode usar espumante ou vinho branco seco. Cubra com papel alumínio, com a parte brilhante voltada para dentro e asse no forno médio (entre 160ºC e 180ºC) por cerca de duas horas.
Cubra com papel alumínio e leve ao forno por cerca de 3 horas, regando o peru a cada 20 minutos com o molho que cair na assadeira. Quando o papel já estiver escurecido, retire-o e deixe o peru no forno até dourar.
Prenda as asas do peru ao corpo. Coloque o peru de costas para baixo, com as pernas viradas para você. Passe barbante culinário pela parte de cima, ou o pescoço do peru, pelas costas até chegar nas asas. Puxe o barbante para cima, pela parte externa das asas, cruzando sobre a dobra em cada asa.
Vire a ave, com o peito para cima, junte as pernas para o centro do peito. Com o barbante amarre um das pernas, e depois a outra juntando-as com um nó duplo e cego. Para manter as asas fechadas, você pode aproveitar o barbante e amarrar, o corpo juntando as asas à lateral do corpo.
Passe papel alumínio por fora da forma nos dois sentidos, para que não haja nenhum espacinho aberto. O lado brilhante deve ficar voltado para dentro, pois ele não gruda na carne, evita a dispersão do vapor e reflete as ondas de calor, acelerando o cozimento.
Método 1 de 3: Passe o barbante em volta das pernas cruzadas e amarre-as o mais firme que conseguir, de maneira que as pernas fiquem encostadas no peito do frango. Corte o excesso de barbante. Dê um nó e corte a sobra do barbante com uma tesoura para evitar que o barbante pegue fogo durante o cozimento.
Forre a panela com papel alumínio e sobre ele coloque a serragem específica para de isso. Na peneira ou grelha coloque o alimento a ser defumado. Tampe (se não tiver tampa, abafe com alumínio) e leve ao fogo. A fumaça vai subir e envolver o alimento.
Depois dependurar o toucinho, acender o defumador de forma que ele se aqueça lentamente, atingindo a temperatura de 75°C entre 30 e 40 min. Esse cuidado é importante para permitir o aquecimento gradativo dos produtos a serem produzidos.
Veja um passo a passo para defumação de linguiças
Ingredientes
Asse as linguiças com a churrasqueira fechada por 45 a 60 minutos. Passado esse tempo, use um termômetro para carnes para verificar se a temperatura interna delas chegou a 75 °C.
A linguiça é um embutido, ou seja, peça feita com pedaços de carne, gordura, sal e especiarias (temperos como noz-moscada e pimenta). A carne pode ser de porco, aves, carneiro, bovinos e mesmo peixes ou frutos do mar.
Cozido de Carne Bovina e Suína. Ingredientes: Carne Bovina, Carne Mecanicamente Separada de Aves, Carne Suína, Gordura Suína, Amido, água, proteína vegetal, sal, sacarose, condimentos naturais e aditivos.
Ingredientes
Relatório básico: Linguica de porco, fresca, cozida