substantivo feminino Tubo de vidro graduado que transfere por aspiração o líquido de um recipiente para outro, usado em análises e experiências feitas em laboratório.
Pipeta é um instrumento de medição e transferência rigorosa de volumes líquidos. As pipetas classificadas como graduadas possuem uma escala para medir volumes variáveis; as volumétricas possuem apenas um traço final, para indicar um volume fixo e final, sendo suas medições mais rigorosas.
No caso da pipeta graduada, para realizar a captura de uma quantidade exata é preciso sugar e soltar aos poucos, até que se alcance a quantidade desejada. Já em pipetas volumétricas, a medida é marcada por uma linha.
A norma regulamentadora (NR) 32, em seu item tem diz que é proibido aos trabalhadores de laboratórios pipetar com a boca.
A pipeta volumétrica é a mais precisa, pois possui volume fixo.
Existem diversos tipos de vidrarias para laboratório, e algumas apresentam mais precisão que as outras. A pipeta volumétrica, a bureta e o balão volumétrico são as vidrarias que possuem um grau mais elevado de precisão e exatidão quando comparadas com equipamentos como a proveta e a pipeta graduada.