Para fazer a espuma para os bebês brincarem, basta misturar o mesmo sabonete líquido que você já usa no banho da criança com um pouco de corante de alimentos e água. Depois, é só bater em um mixer.
Um exemplo desses que ocorre no cotidiano é quando colocamos água oxigenada 10 volumes em machucados e notamos a formação de uma espuma. Isso acontece porque em nosso sangue há uma enzima denominada catalase, que funciona como catalisador, acelerando a reação de decomposição da água oxigenada.
Basta colocar o leite e movimentar rapidamente o pistão para cima e para baixo durante um minuto – ou até alcançar a textura desejada. Ao agitar as moléculas de leite, o ar passa entre elas e aumenta seu volume, transformando-o em uma espuma densa e docinha.
O experimento apresentado foi denominado como “Pasta de dente de elefante”, com o objetivo de abordar conceitos sobre reação de decomposição, velocidade de uma reação química, o uso de catalisadores, relação com o cotidiano, visando motivar o interesse dos alunos pela ciência.
Contato com os olhos: Irritação imensa, lacrimejamento, vermelhidão dos olhos e edema das pálpebras, risco de lesões graves ou permanentes nos olhos. Ingestão: Se a vítima estiver consciente lavar a boca e dar água fresca para beber. Não fazer vomitar.
ADVERTÊNCIA / RESTRIÇÃO DE USO: Uso externo somente. Evitar contato com os olhos. Em caso de contato com os olhos, lavar com água em abundância. Não usar nos cílios e sobrancelhas.
Não tem sentido usar água oxigenada para tratamento de sinusite. A propósito, a presença de sangramento nasal não tem nenhuma relação com sinusite.
7 dicas de especialista para limpar corretamente os olhos