O primeiro passo é delimitar a área que será nivelada, usando estacas de madeira em cada um dos cantos. Se o terreno for extenso, distribua algumas estacas pelas diagonais e no centro, para facilitar o trabalho. O primeiro passo para nivelar um terreno é usar estacas de madeira nos cantos da sua extensão.
No terreno com aclive, o fundo do lote é elevado em relação a rua. Se o terreno tiver uma inclinação significativa, será necessário fazer uma terraplanagem para nivelar o lote ou então você precisará construir uma casa que leve em conta a inclinação do terreno.
Com terrenos inclinados é interessante fazer casas de dois andares com aquela vista privilegiada, com a faixada e varanda diferenciada deixando suas características únicas. Ainda há maior possibilidade de construir uma piscina, uma boa área de lazer ou também, uma ótima opção é fazer a garagem embaixo e a casa em cima.
Os terrenos em aclive possuem a drenagem a seu favor, já que a posição do terreno acima do nível da rua favorece o escoamento da água. Por outro lado, os terrenos em declive proporcionam um projeto de casa com uma beleza ímpar.
Na prática, quando o terreno está acima do nível da rua, chamamos de aclive e quando está abaixo do nível da rua, chamamos de declive. A Legislação prevê que esse tipo de terreno não representa riscos, desde que não tenha inclinação superior a 30%.
Localização: São desvalorizados terrenos próximos a indústrias, penitenciarias, hospitais, igrejas evangélicas, ruas sem pavimentação, sem rede de esgoto e casas noturnas. Os terrenos em ruas pavimentadas e arborizadas, próximas a supermercados, farmácias, postos de saúde e ônibus são mais valorizados.
adjetivo Que é demasiadamente inclinado; muito complicado para subir ou para descer.
Aclives Ao transitar em um aclive, certifique-se que marcha correta esteja engatada para que o veículo possa manter uma velocidade compatível com a via em que está transitando.
Significado de Aclive substantivo masculino Inclinação do terreno (considerado de baixo para cima); ladeira. (Antôn.: declive.).
Considera-se trânsito a utilização de vias por pessoas, veículos e animais isolados ou em grupo, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga e descarga. ... Movimentação e imobilização de veículos, pessoas e animais nas vias terrestres.
Os sinais de trânsito e as placas de sinalização tem como principais objetivos orientar o motorista ou condutor do automóvel a ter mais segurança no trânsito, e para informar sobre restrições e obrigações que o mesmo deve obedecer.
Os sinais de trânsito classificam-se em:
Segundo o art. 87 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), existem 6 tipos de sinais de trânsito, sendo eles sinais verticais, sinais horizontais, dispositivos de sinalização auxiliar, sinais luminosos, sonoros e gestos do agente de trânsito. Cada um tem sua importância, significado e subdivisão.
Categorias dos sinais de trânsito
Os sinais de trânsito classificam-se em: I – verticais (placas de regulamentação, advertência e indicação); II – horizontais (Marcas Longitudinais, Marcas Transversais, Marcas de Canalização, Marcas de Delimitação e Controle de Parada e/ou Estacionamento, Inscrições no Pavimento);
Essas informações regulamentam o trânsito, advertem os usuários das vias, indicam serviços, sentidos e distâncias, sendo classificadas em sinalização vertical, sinalização horizontal, dispositivos de sinalização auxiliar, sinalização semafórica, sinais sonoros e gestos.
87. Os sinais de trânsito em seis categorias: Podemos dizer que são elas: verticais, horizontais;dispositivos de sinalização auxiliar; dispositivos luminosos; sonoros; gestos do agente de trânsito e do condutor.”
Tipos de Sinalização: A sinalização é um dos dispositivos utilizados para a segurança do trânsito, onde são considerados os seguintes tipos: Horizontal; Vertical; Semafórica; Por Gestos; Sonora; Dispositivos e Sinalização Auxiliares.
A sinalização terá a seguinte ordem de prevalência: I - as ordens do agente de trânsito sobre as normas de circulação e outros sinais; II - as indicações do semáforo sobre os demais sinais; III - as indicações dos sinais sobre as demais normas de trânsito.
Os sinais sonoros são os representados pelos silvos do apito do agente de trânsito, e somente podem ser utilizados em conjunto com os seus gestos, existindo uma padronização de significados, para apenas três modos de apitar: um silvo breve significa siga; dois silvos breves, pare; e um silvo longo determina que se ...
As indicações luminosas, como os semáforos, por exemplo, prevalecem sobre os demais sinais. As normas de trânsito prevalecem sobre as indicações de sinais. As ordens do agente de trânsito prevalecem sobre as normas de circulação e outros sinais. As indicações horizontais e verticais prevalecem sobre os demais sinais.
Constitui infração de trânsito a inobservância de qualquer preceito do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), da legislação complementar ou das Resoluções do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), sendo o infrator sujeito às penalidades e medidas administrativas indicadas em cada artigo, além das punições previstas no ...
Infrações de trânsito