A partir da fase dos governos gerais, começou-se o estabelecimento de uma estrutura econômica um pouco mais sofisticada. ... A formação da sociedade colonial passou a articular-se a partir desses elementos: economia açucareira, sistema escravista e adentramento no interior do país.
O Ciclo do Ouro foi um período na história do Brasil Colônia em que a principal atividade econômica era a extração e exportação do ouro.
No decorrer do processo de colonização do Brasil, observamos que a economia baseada no latifúndio, na monocultura, na exportação e na mão-de-obra escrava foi predominante durante todo esse período. ... Conforme alguns historiadores, esse seria o principal “sentido da colonização” brasileira.
Como os portugueses já conheciam a prática do plantio da cana-de-açúcar, esse produto foi escolhido para ser o principal produzido no Brasil, além do que esse produto era muito aceito na Europa. Como o produto era muito procurado pelos europeus, os holandeses decidiram também investir no país, instalando engenhos.
(GV) Quais as características dominantes da economia colonial brasileira? a) propriedade latifundiária, trabalho indígena e produção monocultura; b) propriedades diversificadas, exportação de matérias-primas e trabalho servil; ... e) propriedade minifundiária, colônias agrícolas e trabalho escravo.
Resposta. -Propriedade latifundiária, trabalho indígena, e produção monocultura. ... -Monopólio comercial, latifúndio e trabalho escravo de índios e negros. -Pequenas vilas mercantis, monocultura de exportação e trabalho servil.
Os genes dominantes são aqueles que determinam uma característica hereditária mesmo quando em dose simples nos genótipo. Ou seja, eles determinam seu caráter mesmo na ausência de seu alelo dominante. Eles são classificados em: Dominante Homozigoto (puro), representado pelas letras maiúsculas, AA, BB, VV.
No Brasil colonial o principal tipo de propriedade que se disseminou pelo território foram latifúndios que produziam monocultura, especialmente a cana-de-açúcar – por vezes utilizando mão-de-obra escrava ou com indígenas escravizados.
Resposta: Hoje, a economia brasileira é baseada na produção agrícola, o que faz do Brasil um dos principais exportadores de soja, frango e suco de laranja do mundo. Ainda é líder na produção de açúcar e derivados da cana, celulose e frutas tropicais. ... Mesmo assim é destaque na produção de minério de ferro.
(Fuvest-95) Foram características dominantes da colonização portuguesa na América: pequenas unidades de produção diversificada, comércio livre e trabalho compulsório.
Foram características dominantes da colonização portuguesa na América: pacto colonial, exploração de minerais e trabalho livre. latifúndio, produção monocultora e trabalho assalariado do indígena.