Para incentivar o estudante a desenvolver um projeto de vida na escola é preciso promover conversas sobre o tema, fazendo-o refletir sobre o assunto. Vale abrir as perguntas sobre o futuro, indo além das aspirações profissionais.
O projeto de vida na escola faz parte da metodologia de projetos, de aprendizagem ativa de valores, competências para que cada estudante encontre relevância, sentido e propósito no seu processo de aprender, e o integre dentro das suas vivências, reflexões, consciência, visão de mundo.
Projeto de vida é um processo de planejamento no qual os indivíduos se conhecem melhor, identificam seus potenciais, interesses e paixões e estabelecem estratégias e metas para alcançar os seus próprios objetivos e atingir a sua realização em todas as dimensões.
Para Sartre, no entanto, o homem é o ser pelo qual o nada vem ao mundo, e conseqüentemente pode e deve escolher-se a si mesmo. È um projeto, é um perpétuo fazer-se, é uma escolha a partir da liberdade. ... “O principal efeito da liberdade é evitar ou fugir dos chamados aspectos “adversos” do ambiente.
Não existe a hora certa para estabelecer um projeto de vida, pensando que cada pessoa tem um estilo de vida e vivências diferentes.
Resposta. Resposta: Pessoas que não têm um projeto de vida veem um mundo cinza, sem cor. Porque elas simplesmente existem, levam a sua rotina no modo automático, sem ter um objetivo, uma aspiração que as faça orientar as suas ações.
É necessário ter um projeto de vida quando se tem metas e objetivos para serem atingidos pelo indivíduo para chegar onde quer. Montar um projeto de vida é fundamental para que a pessoa fique motivada a conquistar objetivos, para não executar tarefas somente por fazer.