Vende-se casa. Vendem-se casas. Objeto no singular (casa), verbo no singular (vende-se). Objeto no plural (casas), verbo no plural (vendem-se).
Passo a Passo - Como montar a sua Placa Aluga Personalizada:
Ambas estão corretas, dependendo do contexto da frase. Na primeira opção aluga-se casa, o sujeito está oculto. Na segunda opção alugo casa, o sujeito está na primeira pessoa do singular.
A expressão “veículo de aluguel” é uma expressão encontrada no Código de Trânsito Brasileiro e que desperta curiosidade, especialmente porque não é encontrada essa definição no Anexo I. ... Ou seja, o “veículo de aluguel” é aquele autorizado a fazer transporte remunerado.
Resposta: A alternativa que precisa de correção quanto à concordância verbal é a letra A. Corrigindo a frase, ela ficaria assim: “Tem havido dúvidas sobre a capacidade do sistema de saúde cubano”.
Resposta. Resposta: Quanto menos interferências existirem, melhor será.
Quando meio, bastante, caro, barato e só exercerem função de advérbio na oração, não sofrerão variação quanto ao número e ao gênero. Estão corretas as concordâncias nominais, exceto: a) A sala e os quartos estavam desarrumados.
É necessário muita atenção ou É necessária muita atenção ao atravessar a rua. As duas frases estão corretas. ... A primeira é a frase correntemente usada na linguagem oral e assim utilizada por subentender um verbo no infinitivo, o qual aliás também pode vir explícito: É necessário ter muita atenção ao atravessar a rua.
A expressão meio-dia e meio (12h 30min.) é comumente dita, no entanto, é incorreta. ... Podemos concluir que a expressão correta é meio-dia e meia, já que o numeral fracionário concorda em gênero com a palavra hora, embora essa esteja subentendida.
Devemos utilizar a expressão meio-dia e meia sempre que quisermos referir a décima segunda hora do dia mais trinta minutos, ou seja, o meio-dia mais meia hora. ...
Ao mencionarmos a hora exata, o correto é meio-dia, que equivale à décima segunda hora do dia. Ou seja, é o momento intermediário entre a manhã e a tarde.
Para aproveitar a oportunidade, quando você se referir ao horário das 12h30min, o certo é meio-dia e MEIA, uma vez que esse MEIA é numeral e se refere (e concorda) com o substantivo HORA, implícito na expressão, já que 12h30min é igual a meio-dia (12h)+ meia hora (30 minutos).
Se a hora é singular, use o singular. Se plural, use a forma são. Mas lembre-se: mesmo que "doze horas" seja plural, "meio-dia" e "meia-noite" são singulares.
MEIO-DIA E MEIA é a forma correta! Por quê? Trata-se da referência a 12ª (décima segunda) hora do dia + MEIA hora, ou seja, 12h + metade de uma hora.
Portanto, se o predicativo é “dia”, então é singular. Se é a representação numérica de soma ou “dias”, então é plural. Assim também ocorre com as horas: São cinco horas da tarde. O verbo ser (são) concorda com o predicativo (cinco).