O radical da palavra é exist-. A vogal temática é a letra -e. E a desinência, a letra -m, que indica a flexão da palavra.
Assim, temos cabelo, cabeludo... os quais representam palavras que são do nosso conhecimento. É o termo que não muda, pois dele vão se originar outras palavras. No exemplo que vimos, temos “CABEL-” representando o radical.
Formação de palavras
As vogais -A, -E e -I tematizam três grupos de conjugações verbais. A primeira conjugação verbal é marcada pela vogal temática -A, a segunda conjugação é marcada pela vogal temática -E, e a terceira conjugação é marcada pela vogal temática -I.
Desinências são partículas localizadas no final das palavras para indicar as flexões de gênero e de número dos nomes e as flexões de número, pessoa, tempo e modo dos verbos.
Desinências nominais indicam as flexões de gênero (masculino e feminino) e de número (singular e plural) dos nomes.
Resposta. Roubam → Desinência verbal.
sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013 O morfema zero Ø representa uma ausência significativa de alguma marca. Isso acontece, em geral, com relação ao gênero masculino e ao número singular.
Desinência Modo Temporal - são as desinências que indicam o modo e o tempo do verbo. Exemplos: falava (-va): desinência que indica o pretérito imperfeito do indicativo.
A vogal temática é um morfema cuja função essencial é ligar o radical às desinências que formam as palavras. Essa junção constitui o tema (radical + vogal temática), ao qual são acrescentadas as desinências. Tanto os verbos quanto os nomes apresentam vogais temáticas.
A vogal temática liga o radical (morfema que contém o significado básico da palavra) às desinências (elementos terminais indicativos das flexões das palavras) formadores das palavras, constituindo o tema. Na Língua Portuguesa, os verbos (ações) e os substantivos (nomes) apresentam vogais temáticas.
(D) Na palavra VIDA há uma vogal temática verbal. Qual das palavras abaixo, o morfema em destaque é uma vogal temática? (A) matA.
O tema é o constituinte da palavra que inclui uma raiz ou um radical e um índice temático ou uma vogal temática. Os temas, tal como os radicais, podem ser adjectivais, adverbiais, nominais ou verbais.
Morfologia. Em morfologia, o tema é o conjunto constituído por um radical mais seus afixos, porém, sem incluir a desinência nominal ou verbal.
Os morfemas são unidades ou elementos de significação que formam as palavras, bem como alteram o seu significado. Também podem ser chamados de elementos mórficos. Exemplos: nascer, renascer, nascido, nascimento, nasciturno.