Comece com algo que chame a atenção do leitor. Pode ser uma imagem, uma pergunta, algo que motive as pessoas a lerem o conteúdo até o final. O primeiro parágrafo é o mais importante, por isso, evite usar palavras difíceis, jargões, fórmulas… prefira sempre um texto com linguagem simples e informal.
Os elementos textuais do artigo científico são materializados pela introdução, desenvolvimento e considerações finais, consideravelmente importantes e essenciais. ... Todas as partes que constituem o texto científico são de igual importância, essenciais a ele.
Unidade, coerência, ênfase e clareza na forma de se expressar são elementos essenciais no texto.
Resposta. Pode ser abordado o tema científico, tecnológico, etc... também depende do tema abordado, do emissor ( autor do texto), do público ao qual é destinado ( receptores) e do suporte que será divulgado ( revista, jornal, televisão, internet).
Características de linguagem escrita Há um maior distanciamento entre emissor e receptor. Estabelece um contato indireto com o destinatário. É mais formal, sendo mais pensada e planejada. Há um maior rigor gramatical e exigência de cumprimento da norma culta.
O texto científico é altamente estereotipado, e um artigo tem uma estrutura praticamente fixa. Deve conter as seguintes seções: Título, Resumo, Introdução, Materiais e Métodos, Resultados, Discussão, Conclusão, Agradecimentos e Referências, nessa ordem.
Os elementos textuais que compõe a estrutura do trabalho são:
Exemplo: Palavras-chave: Referências. Documentação. Citações. Parte inicial do artigo, onde devem constar a delimitação do assunto tratado, os objetivos da pesquisa, relato de experiência, revisão bibliográfica e outros elementos necessários para situar o tema do artigo.
Usando observações controladas o método científico permite identificar rapidamente o que procede ou não dentro de uma pesquisa. A segunda vantagem é que o método é padronizado, ou seja, ele pode ser reproduzido por qualquer pessoa que deseje testar a mesma hipótese.
As regras e passos metodológicos que são ensinados na universidade, visam, portanto, a inserção do estudante no mundo acadêmico-científico desenvolvendo nele hábitos que o acompanharão por toda a sua vida, como o gosto pela leitura e o espírito crítico maduro e responsável.