Sintomas. Os sintomas iniciais são de desconforto na base dos dedos, na palma da mão e/ou no polegar. Essa área é dolorosa a palpação e pode ser sentido um nódulo. O dedo acometido pode apresentar aumento de volume (edema), com limitação da movimentação e dor no trajeto dos tendões flexores.
A pressão dificulta o deslizamento suave do tendão e pode levar à formação de um nódulo nesta estrutura. Isto faz com que a pessoa tenha dificuldades para movimentar os dedos pois, no momento do deslizamento, o nódulo formado fica preso na polia que bloqueia sua passagem.
Vários fatores podem causar movimentos involuntários como espasmos ou tremores. Pode ser simplesmente fisiológico em algumas situações, mas também pode indicar problemas como estresse ou ansiedade. Podem ainda estar relacionados a males maiores, mas nesse caso existiriam outros espasmos.
Raiva intensa, fome extrema ou privação do sono podem fazer tremer as mãos. Isso é conhecido como tremor fisiológico. Baixo nível de açúcar no sangue: ou hipoglicemia. Ela aciona a resposta natural do seu corpo de estresse e faz você instável.
Tremor (fisiológico) normal Conseqüentemente, um tremor postural ou cinético fino, tipicamente afetando as mãos ou os dedos, e que é geralmente bilateral, é considerado uma ocorrência normal.
Espasmos são contrações involuntárias de músculos ou órgãos, geralmente acompanhados de dor localizada. Muitos desses movimentos ocorrem nas mãos e são breves, mas também podem ser muito dolorosos.