Os sistemas de produção são categorizados pelo grau de padronização dos processos, pela natureza das operações e pelo tipo de produtos e serviços. ... A classificação dos sistemas de produção se categoriza pelo grau de padronização dos produtos, pelo tipo de operação e pela natureza do produto.
Contínuo: A alimentação e os produtos fluem continuamente enquanto dura o processo. Semi-Contínuo: A entrada de material é praticamente instantânea e a saída é contínua, ou vice-versa, desta forma ocorre passagem contínua de matéria através de uma única fronteira (entrada ou saída) do processo.
Processo semi-contínuo Neste tipo de operação alguns componentes são alimentados em bateladas enquanto outros são abastecidos de forma contínua. Por exemplo, no sistema de uma cafeteira, o pó de café é adicionado em bateladas, ou seja, apenas a quantidade necessária para o preparo da bebida.
Operações contínuas são caracterizadas pela não ocorrência de perturbações ou paradas, principalmente em processos de grande escala de produção. Neste tipo de operação o tempo não é uma variável do processo, exceto na etapa inicial (partida) da operação.
O Processo Químico
Opera e controla processos químicos, envolvendo pesagem, preparação de soluções e mistura e realiza manuseio, estocagem e transferência de produtos de acordo com padrões de segurança.
Fenômenos físicos causam transformações da matéria sem ocorrer alteração de sua composição química. É todo fenômeno que ocorre sem que haja a formação de novas substâncias. Exemplo: mudanças de estado físico da matéria.
O tecnólogo em processos químicos planeja, gerencia e realiza ensaios e análises laboratoriais envolvidas no controle de qualidade de matérias-primas, reagentes e produtos.
Profissão Tecnólogo em Processos Químicos: salário e carreira na área de PROCESSOS QUÍMICOS