Após fazer o banho de ervas você tem três principais formas de descarte. A primeira é secar as ervas e quando estiverem secas, defumar sua casa com elas. A segunda é devolver para a terra como forma de agradecimento. Mas se nenhuma delas for possível, você pode descartar no lixo orgânico mesmo.
– 1 colher (sopa) de sal grosso >> proporciona limpeza energética de nossa aura. – 1 colher (sopa) de cachaça >> afasta energias negativas. Macere bem a guiné na água.
Sobre a cachaça, o babalorixá diz que é outra forma de agradar a entidade. “O Exú toma a cachaça forte, damos a água ardente”. Ele nega que hoje em dia ocorram sacrifícios de animais e garante que nem velas eles usam.
O banho de desenvolvimento como o próprio nome diz é apropriado para auxiliar o desenvolvimento mediûnico dos médiuns que estão dentro da gira, ou seja estão girando para que em um futuro quando o Pai Oxalá permitir e tiver chegado a hora possam incorporar os seus guias.
Este banho é composto com 7 folhas de guiné inteiras, 3 punhados (mão cheia de sal grosso), 7 dentes de alho roxo, 1 pedaço de fumo em rolo, desfiado, na largura de dois dedos. Junte todos os ingredientes com um litro de água, leve para ferver e, depois, deixe esfriar naturalmente.
São muito usados, para a limpeza de ambiente, servem como repelentes afastam os maus espíritos e atraem os guias de luz.
A regra é simples: se você usar apenas ervas frescas (verdes), flores ou folhas secas, faça uma infusão com as ervas: ferva meio litro de água em uma caneca e depois de apagar o fogo, adicione as ervas deixando descansar por pelo menos 10 minutos tampada.
Tome um banho de chuveiro normal antes do banho de ervas para descarrego. Aqueça água em uma panela, sem ferver. Coloque as ervas que julgar necessárias na panela e tampe com um pano. Espere de 15 a 20 minutos e jogue a mistura do pescoço aos pés lavando o rosto com água de erva.
Coloque a água para ferver, e somente após levantar fervura, coloque os três punhados de boldo, desligando o fogo. Deixe que a mistura descanse por alguns minutos. Antes de tomar o banho com a mistura, coe a água.
Banho de sal grosso Pode ser preparado dissolvendo sete colheres de sopa de sal grosso em um litro de água morna. Após o banho regular, despeje do pescoço para baixo o preparado de água com sal grosso mentalizando o que quer limpar do seu corpo.
Banhos feitos com água quente devem ser feitos por meio da abafação e não fervimento da água e ervas, isto é, esquenta-se a água, até quase ferver, apague o fogo, deposite as ervas e abafe com uma tampa, mantenha esta imersão por uns 10 minutos antes de usar.
Tem a função de “despertar” as faculdades mediúnicas, potencializando a sensibilidade e aguçando a mediunidade, também é um meio de o médium se manter em constante zelo pelo Pai de Santo, pois o Amaci é constantemente iluminado e mantido alimentado com orações e outros rituais realizados pelo Pai de Santo e/ou guia ...
Principais folhas e ervas de Iemanjá
Arruda: Planta aromática usada nos rituais porque Exu a indica contra maus fluidos e olho-grande. Suas folhas miúdas são aplicadas nos bori, banhos de limpeza ou descarrego, o que é fácil de perceber, pois se o ambiente estiver realmente carregado a arruda morre.
Elementos de Oxum: Principais ervas de Oxum: erva-cidreira, mãe-boa, calêndula, camomila e alecrim. Principais oferendas de Oxum: Mel, melão, alfazema, açúcar, água de coco e quindim, lírios, margaridas e rosas amarelas (que podem sempre ser usadas em banhos o ano todo).