Conjugação do verbo "optar"
Não há “i” no verbo optar, apesar de pronunciado. Assim, correto é opto. Agora, a questão de ser com o sem acento já é uma questão de fonética. Quando pronunciamos “optar” na primeira pessoa do presente do indicativo há uma tonicidade na primeira vogal “o”.
OPITO é uma organização sem fins lucrativos que define as normas de segurança para a indústria de petróleo e gás offshore. ... Desde 1991, a organização tem definido os padrões de segurança na indústria de petróleo e gás. Cada ano treina mais de 250.
A forma "podia" pertence ao pretérito imperfeito do modo indicativo, que designa um fato passado mas não terminado, dando ideia de continuidade, de um processo que no passado era constante.
As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Ambas são formas conjugadas do verbo poder na 3ª pessoa do plural. Estão, contudo, conjugadas em diferentes tempos verbais. Podiam está no pretérito imperfeito do indicativo e poderiam está no futuro do pretérito do indicativo.
O verbo poder gera muitas dúvidas e erros na sua conjugação, nomeadamente na diferença entre pode e pôde e entre puder e poder. É um verbo extremamente irregular, que apresenta alterações nos radicais e nas terminações quando conjugado. O imperativo do verbo poder encontra-se em desuso. ...
O Acordo Ortográfico de 2008 manteve, de modo taxativo, o acento circunflexo diferencial em pôde (terceira pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo de poder) para diferenciá-la de pode (terceira pessoa do singular do presente do indicativo de poder).
Deveria corresponde à conjugação do futuro do pretérito do modo indicativo. Esse tempo é usado para expressar ações que poderiam ter acontecido no passado, mas que por um motivo ou outro não aconteceram, são ações não concluídas, possibilidades. ... - Eu devia muito ao banco até ano passado.
Devia está conjugado no pretérito imperfeito do indicativo. Deveria está conjugado no futuro do pretérito do indicativo. Dever significa ter de, precisar, necessitar, carecer, agradecer, ter que.
Estas duas palavras estão corretas pois são conjugações do verbo dever. “Deveria” está no futuro do pretérito do indicativo. ... “Devia” está no pretérito imperfeito do indicativo. Este tempo verbal refere-se a um fato ocorrido no passado, mas que não foi completamente terminado.
Deveriam vem do verbo dever.
As duas palavras existem e estão corretas. São formas verbais do verbo ir: Ia está no pretérito imperfeito do indicativo. Iria está no futuro do pretérito do indicativo.
Deveríamos vem do verbo dever.
O futuro do pretérito é um tempo verbal conjugado no modo indicativo. Sua formação pode ser simples e composta....Conjugação.
O futuro do presente do indicativo é um tempo verbal usado para falar de coisas que ocorrem posteriormente ao momento da fala....Conjugação.
Futuro do presente é algo que, com certeza irá acontecer. Já o futuro do pretérito é uma condição ou algo que aconteceria, mas por algum motivo não aconteceu.
O futuro do pretérito do indicativo se refere a um fato que poderia ter acontecido posteriormente a uma situação passada. É utilizado também para indicar uma ação que é consequente de outra, encontrando-se condicionada. Expressa ainda incerteza, surpresa e indignação.
Presente do indicativo: tempo verbal primitivo. Pretérito imperfeito do indicativo: tempo verbal derivado do infinitivo impessoal. ... Pretérito mais-que-perfeito do indicativo: tempo verbal derivado do pretérito perfeito do indicativo. Futuro do presente do indicativo: tempo verbal derivado do infinitivo impessoal.
Conjugação verbal é a flexão de um verbo em todos os seus modos, tempos, pessoas, números e vozes. ... Existem três conjugações principais: a 1.ª conjugação para verbos terminados em -ar, a 2.ª conjugação para verbos terminados em -er e a 3.ª conjugação para verbos terminados em -ir.
Significado de Conjugação substantivo feminino Ação ou efeito de conjugar, de unir; união, ligação: conjugação de esforços, de forças. [Gramática] Conjunto das flexões de modo, tempo, pessoa, número e voz de um verbo, seguindo uma ordem determinada.