Em caso de trabalhos de dois autores, deve-se citar sempre os dois autores no texto. Para três, quatro ou cinco autores, deve-se informar o sobrenome de todos os autores na primeira citação; para as citações subsequentes, incluir o sobrenome do primeiro autor seguido de et al. (sem itálico).
Quando um livro tiver mais de um autor, você deve seguir a mesma sequência acima, entretanto colocará apenas o nome do primeiro autor seguido da expressão et al., que vem do latim e significa “entre outros”. BEGA, Egidio Alberto et al.
LIVRO: ÚLTIMO NOME, Primeiro Nome; ÚLTIMO NOME, Primeiro Nome; ÚLTIMO NOME, Primeiro Nome do autor. Título. Local de publicação: Editora, ano de publicação.
Se o livro em questão contar com dois ou três autores, basta adicionar um ponto e vírgula e incluir o nome e sobrenome do segundo autor. O resultado deve seguir o padrão mostrado abaixo. SOBRENOME, Nome Abreviado; SOBRENOME, Nome Abreviado. Título: subtítulo (se houver).
SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome (se tiver mais de um autor). Título: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Local: Editora, ano de publicação.
Ao referenciar um artigo científico, extraído de um periódico, você precisa apresentar os seguintes elementos:
Referência de artigo e/ou matéria de site em ABNT
Referência da Constituição federal ou estadual BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
A Constituição traz em seu artigo 205 que: “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho” e enquanto atividade do Estado, ...
196, a reafirma de modo mais abrangente: “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.” (BRASIL, 1988).
Incisos de artigos são numerados com algarismos romanos: incisos I, II, III etc. Alíneas de artigos são identificadas por letras minúsculas, às vezes em itálico (alíneas a, b, c etc.).
Técnica 1: Leia fora de ordem
A primeira coisa que devemos fazer ao ler um artigo científico é ler seu titulo, palavras chaves e seu resumo, dessa forma, lendo atentamente esses três itens podemos entender a ideia geral do artigo, seus maiores achados e seus tópicos principais. Não pule o resumo dos artigos científicos!
O primeiro passo para aprender como ler artigos científicos de uma maneira simples é escanear o texto. ... Comece a leitura pelo resumo e a introdução. Essas duas seções irão te ajudar a entender do que o texto trata, qual a hipótese que será testada ou o problema a ser resolvido, isso é muito importante!
Ler artigos científicos vai te ajudar a ampliar os horizontes do seu conhecimento, você vai aprender muito mais, vai conhecer coisas novas, técnicas, termos, experiências, figuras ilustres, estudos e muitas outras informações que os artigos têm a te oferecer, tanto durante o texto como na bibliografia, onde você vai ...
Fazendo uma análise crítica Você deverá identificar a tese do autor, determinando o que ele está apoiando ou contrariando. Observe também em qual contexto o argumento está inserido e se o autor oferece uma solução para problemas que possam surgir na tese.
Em algumas áreas de estudo, além do inglês, pode ser relevante ler em francês, alemão, russo, etc. Mas, vamos por partes. A primeira estratégia para lidar com um artigo em inglês é recorrer a algum programa tradutor e traduzir o artigo inteiro (colando o texto no Google Translator, por exemplo).
Estrutura do artigo científico
Elementos necessários pra se estruturar um artigo científico e são os dados que identificam o artigo e o seu autor ou autores:
Confira os passos para fazer um artigo:
2) Antes de começar a escrever é bom fazer um plano O propósito do esboço é dividir a escrita do artigo inteiro em um número de tarefas menores. Um bom esboço organiza os vários tópicos e argumentos de forma lógica. O esboço permite identificar lacunas no trabalho antes da escrita do artigo.