Cunicultura é o ramo da Zootecnia que trata da criação de coelhos. Como atividade pecuária é o conjunto de procedimentos técnicos e práticos necessários à produção de carne, pele e pelos de coelho ou criação do animal em condições especiais para uso como cobaias de laboratório.
É possível montar o coelhário em sítios, chácaras, áreas suburbanas e quintais com área ociosa. Coelhos não emitem sons e, quando bem manejados, seus dejetos não liberam odores intensos. Além disso, eles são ótimos procriadores, com média de nascimento de oito láparos por parto.
Com uma faca bem afiada, fazemos um corte na pele, circundando as pernas traseiras, entre o pé e a perna. Depois, começando neste corte e pela parte interna das patas, fazemos um corte até a região anal, circundando os órgãos ano-genitais. (excluir: A mesma coisa é feita na outra perna).
A alimentação com ração diminui a proporção de gordura, porém é dificil de controlar, pois exige calcular a quantidade diária a ser ministrada, com uma atenção continuada de registro de consumo. O consumo diário de ração a ser ministrada aos coelhos em engorda, é em média de 100 a 130 gr./dia.
Para evitar que o coelho fique em estado de choque ao entrar em contato com a água, um ótimo truque é dar banho a seco em coelhos. Portanto, se o pet está com uma sujeira mais difícil de sair, como lama ou fezes, utilize amido de milho e uma escova específica para coelhos e limpe-o.
Você pode pegar seu coelhinho de diversas formas (pelo cangote, pelas patinhas, como se fosse um gatinho ou um cachorro), o mais importante é saber como não pegar! Nunca pegue seu filhote pelas orelhas (isso causa muita dor), nem pelo rabo ou uma patinha.
Essa é uma questão delicada. A verdade é que um banho pode ser muito estressante para um coelho. Não é considerado necessário banhar seu coelho se for realizada a devida higiene diária. Se o coelho ficar sujo, recomenda-se limpá-lo com uma toalha ou pano limpo umedecido em água estéril.
A carne de coelho é considerada uma carne branca pelo seu baixo teor de gordura. Contém uma grande quantidade de proteína em comparação com carne de vaca, porco, cordeiro. Mas não fica por aqui! A carne de coelho é rica em proteínas de boa qualidade, e por isso mesmo é considerado um produto altamente dietético.
Além disso, ela tem mais proteína do que a carne de boi e carne de porco. Outro benefício da carne de coelho é ser rica em ômega 3, um ácido graxo que o corpo não produz e que é essencial para o nosso organismo. Ela também é rica em vitaminas do complexo B e minerais como potássio, ferro, fósforo e cálcio.
Coelhos. Pode ser fofinho, mas a carne de coelho é muito apreciada e também está legalizado para abate no país. O Ministério da Agricultura afirma, contudo, que não é muito comum o abate dos leporídeos (grupo que também inclui lebres).
Coelhos são herbívoros, então sua dieta consiste principalmente em grandes quantidades de feno,verdura, algumas frutas e também ração. Feno: é um dos alimentos mais importantes da dieta de um coelho, por essa razão deve ser oferecido diariamente.
Frutas que coelho pode comer
E colo é tudo o que o coelho não gosta, garante o veterinário. “Eles não são apropriados para serem carregados, mimados ou acariciados. Os coelhos se assustam com muita facilidade e ao serem levados ao colo por uma criança podem arranhá-la ou mordê-la para se defender”, alerta o médico.
Ainda que seja sempre relativo, um coelho precisa, ao dia, de 150 gramas de feno, no mínimo, 30 gramas de ração e 100 gramas de verduras e hortaliças para cada quilo de peso.
Não é recomendável oferecer alimento humano ou qualquer derivado animal, lembre-se que os coelhos são animais herbívoros. A comida fresca é muito mais benéfica para o organismo do coelho e ele vai degustar com muito mais vontade, por isso fique sempre atento à data de validade.
Para animais criados em cativeiro deve-se oferecer rações extrusadas (pellets) próprias para os animais, porém não somente isso, pois essas rações são pobres em fibras, vitaminas, tendo em grande quantidade proteínas e carboidratos.
São de fácil trato, comem cerca de 30 gramas de ração por quilo de peso por dia (calcular a quantidade pelo peso do seu coelhinho). Não se deve ultrapassar a quantidade diária de ração recomendada, pois podem engordar demasiadamente e ficar doentes.
Coelho filhote: iniciação com alimentos sólidos
Se o seu coelho não comer ração, deverá aumentar a quantidade de feno e legumes, mas isto é apenas uma referência para que tenha uma ideia, uma vez que cada animal é diferente. Você pode perguntar ao veterinário qual deve ser a quantidade ideal segundo o peso do seu coelho.
Alguns dos sintomas que podem indicar que um coelho está doente são: Come menos ou tem dificuldade para comer. Está mais magro. Tem perda de pelo ou calvícies que não estão relacionadas com a mudança de pelo.
Dicas para encorajar seu coelho a comer o feno de capim: -Reduza a quantidade de ração. Algumas rações são mais gostosas que o feno, mas, como nós humanos, os coelhos precisam comer uma dieta balanceado e não apenas comidas gostosas. Se seu coelho sempre tiver ração disponível, ele pode acabar deixando o feno de lado.
Coelhos são animais que precisam de muita fibra e não necessariamente de muito cálcio. Cálcio em excesso pode causar obesidade e pedras nos rins. Feno de alfafa é mais indicado para filhotes (até 2-3 meses) para ajudar no seu desenvolvimento, mas o ideal é que quando o coelhinho já encontra-se desmamado, coma feno!
Sintoma comum a uma série de doenças, a diminuição do apetite é um dos principais sinais de que seu amigo não está bem. Para saber se esse é o caso do seu coelho, fique atento ao pote de ração. Além disso, preste atenção ao volume das fezes: a diminuição também pode indicar que o pet não se alimenta como de costume.
Alfafa ou feno de alfafa não deve ser fornecida aos seus coelhos como petisco e muito menos como alimentação ou no lugar do feno (tifton, coast cross). O recomendado é dar a cada 15 dias, em pouca quantidade. ... A alfafa tem excesso de cálcio, o que pode causar problemas renais.
Aí vai a resposta para a diferença de feno e alfafa: apesar de a alfafa vendida para roedores também ser um tipo de feno, ela é bem mais rica em cálcio e em proteína que o feno de capim. Por isso mesmo, seu consumo em excesso pode acarretar problemas renais devido ao cálcio, além de contribuir para a obesidade.
Mariana, os hamsters usam principalmente os brinquedos para desgastar os dentes, mas é possível oferecer feno de capim. Já o de alfafa é muito rico em cálcio e deve ser evitado. ... Petisco para hamster: sim!
Os coelhos são herbívoros e comem grama, folhas, feno, brotos, flores, cascas e vários vegetais. ... Os vegetais que eles podem comer todos os dias incluem: espargos, aipo, radicchi, erva-doce, endívia belga, alface, alface de manteiga, escarola, abóbora e gramíneas como o trevo.
Na alimentação dos fofinhos, apesar de parecer que coelho pode comer alface, o alimento não é recomendado, especialmente a alface-americana. Isso porque, além de relativamente pobre em nutrientes, a alface para coelho é muito rica em água, o que pode provocar diarreias.
Folhas de árvores frutíferas são bem vindas. Ex. bananeira, goiabeira (pode dar o talo e as folhas), amoreira, pé de acerola (pode dar o talo e as folhas), etc. Como vocês podem ver há uma quantidade grande de coisas que seu coelhinho pode comer.