Nesse sentido, para a dança em geral e para o maculelê, a música é de extrema importância, pois gera um ritmo pelo qual os dançarinos podem seguir a fim de executar uma coreografia, com isso o ritmo das execuções dos passos dos dançarinos acompanham o ritmo da música.
A música é importante quanto sua composição harmonica que influi e atua no comportamento humano. Nos propociona bem-estar e a importância para dança é porque conduz o ritmo que leva o ser a trabalhar sua mobilidade e coordenação motora.
A dança tem suma importância para alcançar os objetivos da Educação, um deles sendo o desenvolvimento dos aspectos afetivo e social, portanto esta prática propicia ao aluno grandes mudanças internas e externas, no que se refere ao seu comportamento, na forma de se expressar e pensar.
A dança é um elemento da Cultura Corporal e está presente em nosso cotidiano, sabemos que essa constituição é histórica e que remonta a pré-história. ... No Brasil, as quadrilhas são danças que apresentam diferentes formas de se expressar de acordo com a região do país, e isso é fruto de uma construção cultural.
Uma dança regional nada mais é que uma forma de dança que é típica de uma determinada região geográfica, existindo tantas várias danças regionais diferentes em várias regiões diferentes do globo.
Tanto o samba como o frevo são representações do que são as danças populares do Brasil com grande relevância em suas regiões....A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.
As danças no Brasil são diversas em cada região do país, sendo as mais conhecidas, o Samba, o Maxixe, o Xaxado, o Baião, o Frevo e a Gafieira. Muitos são os derivados dessas danças, que recebem influências principalmente africanas, árabes, europeias e indígenas.
Danças Folclóricas do Rio Grande do Sul: Chimarrita; Milonga; Vaneirão/Vaneira/Vaneirinha; Chula; Pezinho; Xote ou Chote; Bugio; Mazurca; Contrapasso; Marcha; Polca; Chamamé; Rancheira; Balaio; Caranguejo; Xote Carreirinha; e Xote das Duas Damas.
Samba de roda, samba, frevo, maracatu, baião, catira, reisado, quadrilha, maneiro-pau, caninha verde, fandango, bumba meu boi, carimbó, cabaçais do cariri, congada, xaxado, côco, torém, pagode, axé, forró, gafieira, zouk, lambada, vaneirão, xote, chorinho, jongo, quilombo, araruna, bugio, tambor de crioula, funk, etc.