Para cimento ou concreto, o cálculo depende da mistura a ser utilizada. Uma média de referência é uma medida de cimento para três de areia peneirada. Ou seja, se em um metro quadrado utilizamos 30 litros de areia (número hipotético), usa-se 10 litros de cimento por metro quadrado.
De um modo geral irá precisar de 9,5 metros cúbicos de concreto (altura x área a ser concretada), pois sua altura esta de 8 cm, serão então 63 sacos de cimento (6,6 por metro cubico).
O cálculo leva em conta a área da sub-base e a espessura do contrapiso pronto. O consumo médio fica entre 17 kg e 20 kg de argamassa a cada metro quadrado de área, a 1 cm de espessura. Em um ambiente de 12 m2, um contrapiso de espessura 2 cm consumirá: 17 kg x 12 m2 x 2 cm = 408 kg.
O contrapiso é uma camada intermediária de argamassa entre a estrutura de uma construção e o revestimento do piso. Composto de água, cimento e areia, seu traço é de, geralmente, uma medida de cimento para quatro de areia (1:4).
É uma camada niveladora cuja função é corrigir as imperfeições da superfície do concreto, no pavimento térreo, ou laje dos pisos superiores. O contrapiso deve ser realizado quando faltar apenas 25mm para atingir o nível ideal (espessura entre 15 a 25 mm).
Rendimento. O tamanho das pedrinhas pode variar de 12 a 35 mm. O rendimento no jardim das pedrinhas brancas é de aproximadamente 0,03 kg/m², formando uma camada relativamente espessa (2 a 3 cm). Isso quer dizer que é preciso pouco mais de 30 kgs (no caso um saco) para cobrir um metro quadrado de jardim.