Destacam-se, assim, as guerras púnicas e o domínio sob o Mar Mediterrâneo, que foram fatores cruciais para o desenvolvimento da república de Roma. Para entendermos como se desenrolou esse capítulo da história da Roma antiga, primeiro devemos entender como se deu a transição da monarquia para a república.
Os 4 primeiros reis eram romanos, mas devido um golpe foi dado e o 5 era etrusco, romanos ficaram irritados, quando o Tarquinio, o Soberbo dominava roma, os romanos aplicaram um golpe de estado expulsando o rei atual, com isso criaram a republica devido as ações nada amistosas de seu antigo rei.
República. No período republicano, eles conquistaram o direito de eleger os Tribunos da Plebe, em uma assembleia. Também conquistaram o direito de casarem-se com patrícios através da Lei Canuleia, votada pouco tempo depois da Lei das Doze Tábuas e o direito de eleger magistrados plebeus.
Resposta. Resposta: Em sua organização, percebemos que a República Romana tinha uma estruturação peculiar por ter características de ordem democrática, aristocrática e monárquica em sua distribuição de poderes.
O Senado Romano era formado por cerca de 300 pessoas, representando as mais ricas famílias de Roma. Havia sido criada durante o período monárquico romano a Cúria, ou Assembleia, formada por todos os cidadãos romanos em idade militar. Sua função era ratificar as leis apresentadas pelo rei e aprovadas pelo Senado.
OLÁ os magistrados eram: CÔNSULES: os cônsules comandavam o exercito ,administravam a cidade e presidiam o senado. PRETORES:eram responsáveis pela aplicação da justiça. QUESTORES: cuidavam da arrecadação dos impostos e das despesas públicas.
Resposta. Os tribunos (inicialmente, dois; depois, passaram a quatro, a cinco e a dez em 471 a.C.) eram os representantes da plebe eleitos pelos Conselhos da Plebe (Consilia Plebis).
Resposta. Concilium Plebis era formado por dois magistrados (tribunos) representantes dos plebeus, que tinham o poder de vetar ou de se opor às decisões dos cônsules e do Senado que poderiam prejudicar a plebe.
Os patrícios eram quem conduziam as decisões políticas e também constituíam parte do Senado. Eles ainda organizavam as pautas públicas de maneira que desfrutassem ao máximo de privilégios. Os plebeus, por outro lado, não tinham o direito de intervir nas decisões do Senado.
Os membros ou legisladores de um senado são denominados "senadores". Os senados modernos têm geralmente a função de avaliar e ponderar a legislação promulgada por uma câmara baixa, cujos membros são geralmente eleitos.
A religião da Roma Antiga foi formada combinando diversos cultos e várias influências. Crenças etruscas, gregas e orientais foram incorporadas aos costumes tradicionais para adaptá-los às novas necessidades do povo. Os Romanos da Antiguidade eram politeístas, ou seja, acreditavam em vários deuses.