O microscópio é um instrumento que permite observar os objetos não perceptíveis à vista desarmada. Isso se consegue mediante um sistema óptico composto por lentes de cristal que atravessadas pela imagem do objeto ampliam-na.
Ele é composto por dois jogos de lentes, sendo elas a objetiva e ocular, montadas em extremos opostos de um tubo fechado. O principal objetivo é criar uma imagem real do objeto examinado, quando se observa através da lente ocular se vê uma imagem virtual aumentada da imagem real.
O Objetivo da microscopia é a obtenção de imagens ampliadas de um objeto, que nos permitam distinguir detalhes não revelados a olho nu. A forma mais comum é a lupa ou microscópio estereoscópico, seguida do microscópio óptico, que ilumina o objeto com luz visível ou ainda luz ultravioleta.
O microscópio, também denominado de microscópio composto, é basicamente formado por duas lentes convergentes montadas coaxialmente no interior de um tubo preto. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) O microscópio é composto por duas lentes, sendo que uma delas fica bem perto do objeto observado.
Como manusear o microscópio
Dois botões giratórios permitem ajustar o foco: o parafuso macrométrico e o parafuso micrométrico. O primeiro é, na maioria das vezes, um grande botão na lateral do microscópio que afasta ou aproxima a lente objetiva da lâmina. Sua função é enquadrar o objeto e, grosseiramente, colocá-lo em foco.
Associada à platina existe uma peça chamada charriot cuja função é movimentar a lâmina no plano horizontal. O charriot possui dois controladores dispostos um sobre o outro, lateralmente à platina promovendo a movimentação da peça.
Cuidados a ter com o manuseamento do microscópio
Objetiva de imersão: dá maior aumento e permite ver o objeto com mais nitidez ao se colocar uma gota de óleo de cedro sobre a preparação e baixar a objetiva sobre a lâmina, de forma que esse líquido denso se interponha entre a objetiva e o objeto a ser examinado.
O microscópio óptico ou microscópio ótico é um instrumento óptico que faz uso da refração da luz oriunda de uma série de lentes, dotadas ou não de filtros multicoloridos e/ou ultravioleta, para ampliar a imagem de objetos invisíveis (ou de difícil visualização) a olho nu.
Não utilizar solventes excessivamente, pois podem danificar as lentes. Manter a platina do microscópio limpa e seca. Se houver algum resíduo de óleo de imersão, limpar com um pano umedecido com xilol. Limpar a superfície do equipamento com um pano umedecido em água.
Os cloroplastos são organelas das células vegetais, facilmente visualizadas ao micros- cópio óptico, pela sua cor verde. Neles ocorre a fotossíntese, um fenômeno importante para a vida no planeta, que consiste na fabricação de matéria orgânica (glicose) a partir de água e gás carbônico na presença da luz.
Por exemplo, se a objetiva usada aumenta 5X e a ocular aumenta 10X, o objeto está sendo observado com um aumento total de 50X. ... O maior deles é o macrométrico, que permite grandes avanços ou recuos da platina em direção à objetiva, enquanto o micrométrico permite pequenos avanços ou recuos.
Salvo raras exceções, as células individuais não podem ser vistas a olho nu, então, os cientistas precisam usar microscópios (micro- = "pequeno"; -scópio = "olhar") para estudá-las. O microscópio é um instrumento que amplia objetos minúsculos, produzindo uma imagem na qual o objeto aparece maior.
Resposta: Os microscópios de luz funcionam atravessando os objetos a serem visualizados com luz, logo, o objeto a ser visualizado precisa ser fino para que a luz possa atravessar. A coloração faz com que vejamos as partes das células com cores diferentes, pois a luz irá expressar a cor do corante usado.
Sobre o de luz, podemos destacar que eles precisam contar com objetos com cortes mais finos para que determinada amostra possa ser vista. Isto ocorre para que a luz possa transpassar a estrutura da amostra. Portanto, o corte é fino para que o objeto seja observado.
Os microscópios eletrônicos não apresentam as lentes de vidro dos microscópios de luz, sendo uma desvantagem, pois as mesmas não possuem funcionalidade sobre um feixe de elétrons. Bons estudos!
O microscópio eletrônico de varredura (MEV) é um equipamento capaz de produzir imagens de alta ampliação (até 300.
A diferença básica entre o microscópio óptico e o eletrônico é que o eletrônico não utiliza a luz, mas sim feixes de elétrons. No microscópio eletrônico não há lentes de cristal e sim bobinas, chamadas de lentes eletromagnéticas. ... Essas lentes são as mais usadas pois apresentam menor coeficiente de aberração.
Microscópicos são todos os corpos que só podemos enxergar com a vista armada com instrumentos óticos, exemplo: Micróbios só são avistados através do uso de microscópios. Macroscópico é tudo aquilo que pode-se enxergar a olho nu, ou seja, com a vista desarmada.
Robert Hooke
Roger Bacon
Cientista inglês, essencialmente mecânico e meteorologista nascido em Freshwater, na Isle of Wight, que formulou a teoria do movimento planetário e a primeira teoria sobre as propriedades elásticas da matéria.
O holandês Zacharias Janssen construiu o primeiro microscópio composto no séc XVI, em 1595, que possibilitava a visualização de imagens de objetos ampliados em até 10 vezes.