Quando a luz atravessa algum meio transparente, como o ar ou água, a sua velocidade é diminuída para uma fração de sua velocidade no vácuo. Quanto mais refringente for um meio óptico, maior será a redução da velocidade da luz.
A refração da luz ocorre quando a luz passa de um meio transparente para outro meio transparente, por exemplo, do ar para a água. ... Por isso a direção da luz acaba sofrendo um desvio, causando a ilusão aos nossos olhos de que o objeto entre esses meios está partido.
Um índice de refração igual a 1 indica que, no meio em que se propaga, a luz viaja com a mesma velocidade que viajaria propagando-se pelo vácuo.
Foi só em 1819 que um experimento conseguiu fornecer medidas precisas da velocidade da luz. Por meio de um espelho semirrefletor e de uma roda dentada giratória, o físico francês Armand Hyppolyte Fizeau conseguiu definir a velocidade da luz, com erro pouco menor que 10% em relação à medida atual.
1224 Km/h
O Som precisa de um meio material para se propagar, ou seja, ele não se propaga no Vácuo. A Luz não precisa de um meio material para se propagar, ou seja, ela pode se propagar no Vácuo.
Som Século XVII: Marin Mersenne, em 1640, fez a primeira medida da velocidade do som no ar. Robert Boyle, em 1660, descobriu que as ondas sonoras precisam de um meio material para viajar.
V = c = 3,0 x 10 m/s, que é conhecida como velocidade da luz. Ondas eletromagnéticas se propagam mais rápido no vácuo e cada vez mais lentas em gases, sólidos e líquidos.
O som não pode propagar-se no espaço, pois, nesse ambiente, existe o vácuo. ... Assim, quanto maior a proximidade dessas moléculas, mais rapidamente as ondas sonoras propagam-se, por isso, a velocidade do som nos sólidos é maior que nos líquidos e gases. Não pare agora...
Ocorre nos estados sólidos, líquidos e gasosos Por isso, as ondas sonoras são consideradas mecânicas. Além do mais, o som também é uma onda longitudinal, pois a propagação é paralela à vibração .
As ondas sonoras se propagam em um meio material -- sólido, líquido ou gasoso. Esse meio pode ser unidimensional, como uma corda esticada; bidimensional, como a membrana de um tambor; ou tridmensional como a atmosfera.
As "ondas sonoras" são captadas e transmitidas de um lugar para o outro. Uma rã consegue ouvir sons com frequências entre 50 Hz e 10 kHz. Sabendo que a velocidade do som no ar é de 340 m/s, o comprimento de onda correspondente ao som mais grave que a rã consegue ouvir, em metros, é gxo1415 está aguardando sua ajuda.
O som é uma onda mecânica (tipo de onda que precisa de um meio de propagação), tridimensional (propaga-se em todas as direções) e longitudinal (o tipo de vibração que gera é paralela à sua propagação).