As aulas presenciais só terão início em maio de 2021, mês que representa o início do ano letivo de 2021 no estado. A rede pública estadual retomará as aulas presenciais a partir de 1º de março.
De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, o novo calendário prevê a retomada das aulas presenciais dos anos finais do Ensino Fundamental em 15 de março, enquanto os anos iniciais, com volta em 22 de março. Já a Educação infantil deve voltar a receber as crianças apenas no dia 29 de março.
SP: 'Escolas estaduais reabrem a partir de 14 de abril', diz secretário. O secretário estadual da Educação de São Paulo, Rossieli Soares, disse hoje que as aulas presenciais na rede estadual de ensino voltam na próxima quarta-feira (14).
COMO FICAM AS ESCOLAS Na fase emergencial, as escolas devem continuar seguindo os mesmos protocolos da fase vermelha do Plano SP. Ou seja, elas podem continuar abertas, mas rebendo no máximo 35% dos alunos. Isso vale tanto para escolas da rede pública quanto da rede privada.
Os pais podem preparar o bolso para 2021, pois a mensalidade das escolas particulares devem ter um aumento de 3% a 11% este ano.
As escolas devem, no entanto, pelo menos no ensino fundamental e médio, cumprir a carga horária mínima de 800 horas anuais. Pode-se também aumentar os dias letivos e a carga horária do ano letivo de 2021 para cumprir, de modo contínuo, os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento previstos em 2020.
A anuidade é o valor a ser pago em 12 parcelas mensais e iguais - a mensalidade. Desse total, a quantia paga antecipadamente a título de reserva ou matrícula deve ser descontada. As escolas podem apresentar planos alternativos de pagamento, mas o valor total não pode ser superior ao da anuidade.
Os Procons têm recomendado que os colégios ofereçam um percentual de desconto, definido pelas próprias escolas, e que suspendam a cobrança de serviços complementares, como alimentação, transporte e atividades extracurriculares.
Funciona assim: durante o primeiro e segundo semestres letivos, o aluno deverá pagar 30% de cada mensalidade. No terceiro semestre letivo, deverá pagar 40% do valor de cada mensalidade. No quarto semestre letivo, o valor a ser pago mensalmente pelo estudante sobe para 50%.