Nome popular Boldo, Falso Boldo, Boldo-do-Reino, Malva-Santa, Boldo nacional, Sete Dores.
Como se lê nos livros, as folhas deste boldo têm um perfume semelhante ao da hortelã. Os índios dos Andes sempre as usaram para o estômago e para abrir o apetite. Este boldo, como também os outros, estimula a secreção da bilis pelas células do fígado e facilita o funcionamento da vesícula biliar.
Erva perene, com ramos deitados sobre o solo e também eretos, semi-suculentos, densamente providos de pêlos longos, duros e grossos; folhas Coleus opostas, ovado-oblongas, grossas, de margem serrada, pilosas em ambas as faces, curto- pecíoladas; flores hermafroditas de cinco pétalas com dois envoltórios e metades ...
Há duas versões principais: o boldo-da-terra (Plectranthus barbatus) e o boldo-do-chile (Peumus boldus). A primeira tem folhas maiores e largas e é comum no Brasil. A segunda é mais pequenina e aparece nos sachês de chás vendidos em supermercados e lojas de produtos naturais.
As duas espécies de boldo mais utilizadas são o boldo do Chile ou boldo verdadeiro, Peumus boldus Molina que pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e ervanárias na forma de folhas secas ou em sachês para chás e o boldo brasileiro, boldo da terra ou falso boldo, Plectranthus barbatus, amplamente cultivado e ...
boldo - Existem 2 tipos de boldo, o brasileiro é um pequeno arbusto, e o boldo-do-chile, que é uma árvore maior.
O boldo do chile é o mais conhecido, mas o boldo baiano é o mais seguro.
O boldo é uma planta muito usada em todo o mundo na medicina popular como remédio contra má digestão e doenças no fígado.
VERDADE. Para aproveitar os benefícios do boldo na digestão, as folhas devem ser limpas, socadas/batidas no copo ou pilão com água e deve-se beber na mesma hora.
O boldo-do-chile (Peumus boldus) é uma planta usada principalmente para o tratamento de distúrbios hepáticos e intestinais, pois possui propriedades coleréticas e colagogas devido à presença do alcaloide boldina (Matos, 1998).
O chá é uma bebida que traz inúmeros benefícios para a saúde porque contém água e ervas com propriedades medicinais que podem ser úteis para prevenir e ajudar a tratar diversas doenças como gripe, por exemplo. Os chás podem ter propriedades calmantes, estimulantes, diuréticas ou expectorantes, por exemplo.
Veja, a seguir, detalhes de algumas dessas bebidas.
Chá de funcho Conhecido também como erva-doce, o funcho é rico em substâncias anti-inflamatórias que aliviam a queimação na garganta e reduzem o refluxo. O chá de funcho é um remédio caseiro para azia simples e barato de se preparar.
Além do consumo diário de duas porções de iogurte, dose recomendada pela bioquímica Maricê, quem sofre com quadros recorrentes de dor de estômago deve fazer uma seleção caprichada à mesa. Segundo Dan Waitzberg, opções que alastram o fogo estomacal, como café e bebidas alcoólicas, estão proibidas.
O tratamento para o Refluxo Laringo-Faríngeo é feito através de medicamentos que diminuem a produção de suco gástrico, orientações nutricionais, consulta com especialistas em Otorrinolaringologia e Gastroenterologia e, em alguns casos, cirurgia.
Ao ter a garganta queimada por ácido do refluxo tome bastante água gelada. A diluiçao e lavagem pela água gelada diminuem a inflamação e causa certa anestesia local até o ácido ser clareado na garganta.
Confira algumas dicas para evitar o refluxo.
De maneira geral, a dieta para refluxo gastroesofágico é a mesma para qualquer paciente que deseja levar uma vida saudável. Preferencialmente, devem ser evitados alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas, cafeinadas e gasosas, já que são fatores de risco para o desenvolvimento ou agravamento da doença.
Falamos daqueles itens extremamente gordurosos (como frituras), condimentados, processados e carregados de sódio e açúcar. Além de se transformarem em um monte de calorias no nosso organismo, essas comidas despertam a flatulência, irritam a mucosa gástrica e afrouxam a válvula do esôfago.