Vantagens e Desvantagens de Alimentos minimamente processados Vantagens: Maior praticidade no preparo dos alimentos; Manutenção das características sensoriais e nutricionais do vegetal fresco; Ausência de desperdício devido ao descarte de partes estragadas; Maior segurança na aquisição de hortaliças limpas e embaladas; ...
Redução de desperdícios e perdas. Ao contrário da maioria das técnicas de processamento de alimentos, que estabilizam a vida de prateleira dos produtos, o processamento mínimo de frutas e hortaliças pode aumentar sua perecibilidade, porque seus tecidos são fisicamente injuriados nas etapas de descascamento e corte.
O processamento mínimo consiste em submeter hortaliças e frutos a uma ou mais alterações físicas, como lavagem, descascamento, fatiamento e corte, e em alguns casos a tratamentos químicos, tornando-os prontos para o consumo ou preparo.
Os fatores pré-colheita podem ser classificados como ambientais e culturais. Dentre os ambientais, destacam-se a temperatura, a umidade relativa do ar, a luminosidade, a textura do solo, os ventos e as chuvas.
A forma mais eficiente de higienizar as frutas e hortaliças é usar água sanitária e água corrente. “Se a gente não higieniza o melão, por exemplo, na hora de cortar a fruta, as bactérias que estão por fora, na casca, vão entrar para a polpa e a gente vai consumi-las", diz a nutricionista.
Os cosméticos devem ser armazenados em sua embalagem original, evitando a troca mesmo que seja pelo mesmo tipo de produto, não é aconselhado passar de uma embalagem para outra. Os produtos devem ser bem fechados após o uso para evitar contaminação por micro-organismos provenientes do ambiente.
5 alimentos saudáveis para comer com moderação
Tempo, temperatura e técnicas de preparo são essenciais para um alimento ser considerado seguro para o consumo humano. Por isso é fundamental monitorar, planilhar e tomar ações corretivas em tempo hábil para que o erro se não torne um problema de saúde pública (doença transmitida por alimentos - DTA).
Tipos de higiene
A saúde depende da qualidade do alimento ingerido, no entanto a sanidade do alimento pode ser comprometida devido contaminações causadas por: 1 - microorganismos 2 - parasitos 3 - agentes químicos 4 - agentes físicos Page 3 CONTAMINAÇÃO POR MICROORGANISMOS HIGIENE ALIMENTAR A contaminação por microorganismo é a causa ...
5 hábitos de higiene alimentar para seguir
A contaminação dos alimentos que consumimos pode ocorrer através de agentes biológicos, como fungos e bactérias, ou pela adição de agrotóxicos. A contaminação de pessoas através de alimentos contaminados é uma preocupação constante em todos os países do mundo.
Na verdade, trata-se da transferência de microrganismos de uma pessoa, superfície ou objeto para outra pessoa, resultando na transmissão de algum vírus ou bactéria.