crossorigin="anonymous">
Fibras formadas por vários axônios que são prolongamentos do corpo de um neurônio responsáveis em transmitir os sinais nervosos de uma célula nervosa à outra ou aos tecidos periféricos como um músculo ou uma glândula.
As fibras nervosas, ou neurofibras, são prolongamentos citoplasmáticos finos que compõem a estrutura dos neurônios. ... No sistema nervoso central, a bainha de mielinia provém dos oligodendrócitos; já no sistema nervoso periférico, são originárias das células de Schwann.
Dentre as túnicas de tecido conjuntivo, o epineuro é a camada mais externa, envolvendo todo o nervo. É constituído de tecido conjuntivo denso modelado, rico em vasos sanguíneos e composto por colágeno tipo I e fibroblastos. O perineuro reveste cada fascículo nervoso e é derivado de invaginações do epineuro.
São nervos cranianos: nervo olfatório, nervo óptico, nervo oculomotor, nervo troclear, nervo abducente, nervo trigêmeo, nervo facial, nervo vestíbulo-coclear, nervo glossofaríngeo, nervo vago, nervo acessório e nervo hipoglosso.
Eles podem ser classificados de acordo com o tipo de neurônio que apresentam, em: nervos sensitivos ou aferentes, nervos motores ou eferentes e nervos mistos. Os nervos chamados de sensitivos ou aferentes contêm apenas fibras nervosas, também chamadas de neurofibras, de neurônios sensitivos.
O sistema nervoso periférico é composto por gânglios e nervos, e o sistema nervoso central é constituído pela medula espinhal e o encéfalo.
O SNP é a parte do sistema nervoso que está relacionada com o transporte de informações. É esse sistema, portanto, que capta as informações e as leva até o SNC e que traz as respostas geradas no SNC para os órgãos efetores.
O sistema nervoso pode ser dividido em central e periférico. O sistema nervoso central é formado por encéfalo e medula, enquanto o periférico é formado por nervos e gânglios. O sistema nervoso é, sem dúvidas, um dos mais importantes sistemas do corpo.